CURITIBA: Sindicato da indústria do plástico doa três mil máscaras-escudo

www.asemananews.com.br
Foto: Hully Paiva/SMCS

O Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná (Simpep) fez a doação, nesta segunda-feira (27/7), de três mil máscaras-escudo de proteção facial (face shields) para a Prefeitura de Curitiba. Os equipamentos serão usados por profissionais da Saúde do município.

“Vamos conseguir, unidos, vencer esta pandemia da covid-19 em nossa Curitiba. Juntos somos mais fortes”, afirmou o prefeito Rafael Greca ao agradecer o presidente do Simpep, Dirceu Galleas.

O prefeito estava acompanhado da primeira-dama Margarita Sansone, do vice-prefeito Eduardo Pimentel e da secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

O presidente do Simpep disse que a confecção das máscaras-escudo se deu integralmente no modelo de doações, através da campanha “Plástico Salva”, que mobilizou empresas associadas à entidade e fornecedores da cadeia do plástico, num esforço para disponibilizar equipamentos de proteção individual (EPIs).

“O momento é de união e de parceria em defesa da vida e da proteção da população curitibana”, salientou.

Galleas contou também que a máscara-escudo doada pelo Simpep foi especialmente desenvolvida para facilitar a higienização e oferecer conforto aos profissionais de saúde que precisam usar por horas o EPI.

“As empresas filiadas ao sindicato custearam o desenvolvimento do molde do aro que forma a máscara, bem como do ‘elastômero’, que substitui o elástico comum usado para fixar a máscara”, revelou.

FabLab

O Simpep também fez a doação para a Prefeitura de 20 mil aros que formam o kit do face shield. As peças, que funcionam como suporte de todo o conjunto, serão entregues ao FabLab Cajuru, que desde abril já produziu10 mil máscaras-escudo em impressoras 3D e máquina de corte a laser.

Além do aro, o kit da máscara-escudo é formado por uma chapa frontal transparente de polietileno (que cobre o rosto) e um elástico de fixação.

“A doação dos aros irá ajudar a incrementar ainda mais a produção das máscaras no FabLab, o espaço de prototipagem do município”, avalia Greca.

Para continuar fazendo as impressões das máscaras, o FabLab precisa de doação permanente de filamento para impressão 3D, chapa de PETG cristal transparente e elástico aurata com furos para regulagem de tamanho. O espaço, uma parceria entre a Fundação de Ação Social (FAS) e Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, fica na Rua da Cidadania do Cajuru.

Também participaram da entrega dos face shields o diretor do Simpep, Marcelo Prevideli; a representante do Setor Jurídico do Simpep, Maria Solange Marecki Pio Vieira; e a superintendente da Secretaria Municipal da Saúde, Beatriz Battistella Nadas.

Para doar insumos ao FabLab, entre no site do Vale do Pinhão e preencha o formulário.

- Anuncie Aqui -