Agricultura familiar garante alimentos para Fazenda Rio Grande e região

www.asemananews.com.br

A agricultura familiar de Fazenda Rio Grande tem beneficiado aproximadamente 30 mil alunos das redes municipal e estadual de ensino não apenas do município, mas da Região Metropolitana de Curitiba. O trabalho é desenvolvido pelas 81 famílias cadastradas na Associação de Produtores Rurais que produzem alimentos in natura e processados.

Segundo o assessor técnico da Associação, Mario Donizete, todos os produtores são muito cuidadosos com os produtos. “Os agricultores passam por cursos e capacitações para o uso racional do agrotóxico. Só usa o agrotóxico quando a planta está bem pequena, que não afeta o seu desempenho”, destacou.

Todos os alimentos são devidamente cuidados para que não tenham riscos de excesso de agrotóxico.

Entre as atividades, a instituição conta ainda com uma panificadora e agroindústria onde são fabricados pães, bolachas, doces, polpas e geleias. Dentro desse setor da Associação, é feito a elaboração dos alimentos a vácuo, embalados, descascados e congelados facilitando a vida das merendeiras das escolas. Esses trabalhos são realizados utilizando a mão de obra de mulheres agricultoras.

Rotina mudou com a pandemia do Covid-19

A rotina diária de trabalho dos agricultores era intensa, mas com a chegada da pandemia do Covid-19 as atividades sofreram algumas mudanças, como diz a presidente da Associação, Valdirene Rangel. “Os nossos trabalhos anteriormente eram de alto volume, mas agora caiu um pouco essa quantidade”, disse.

Apesar disso, Rangel diz que a ação promovida pela Prefeitura de Fazenda Rio Grande e do Governo do Estado em comprar os alimentos ajuda, pois “agora entregamos os kits para as escolas tanto municipal como estadual”. A presidente ressalta ainda que o fornecimento desses kits ajuda a manter a renda da entidade e das famílias que produzem os alimentos.

A direção da Associação alerta que os produtores familiares que desejam se inscrever na entidade devem estar devidamente inscritos no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que é uma regra básica para compor a instituição.

- Anuncie Aqui -