Sem sair de casa, população de Curitiba pode ajudar a elaborar plano municipal

www.asemananews.com.br

A Assessoria de Direitos Humanos – Promoção da Igualdade Étnico Racial da Prefeitura abriu nesta sexta-feira (31/7) a consulta pública para a elaboração e construção do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Étnico Racial (Plamupir) de Curitiba. Em razão da pandemia do novo coronavírus, toda a consulta será feita de forma on-line pelo link plamupir.curitiba.pr.gov.br.

As informações serão colhidas pela plataforma do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). A consulta pública ficará disponível até o dia 14 de agosto.

“Já levantamos com todas as secretarias da Prefeitura as ações que são promovidas pelo munícipio que podem ser incluídas no Plamupir”, explicou a assessora de Direitos Humanos – Promoção da Igualdade Étnico Racial da Prefeitura, Marli Teixeira Leite.

“Agora vamos ouvir a população para fazer um plano democrático. Depois da consulta pública vamos continuar discutindo o plano e ver quais os eixos que precisam ser melhor trabalhados, a partir das prioridades que a população sugerir”, completou Marli.

Como participar

O procedimento para participar da consulta pública é bem simples. O cidadão acessa o link plamupir.curitiba.pr.gov.br, seleciona a Administração Regional onde mora e pode começar a responder o questionário.

Cada pessoa pode entrar várias vezes na consulta pública com seu cadastro e a participação será finalizada quando salvar o último acesso à plataforma.

O Plano

O Plano Municipal de Promoção da Igualdade Étnico Racial tem por objetivo garantir a implementação e adoção de políticas públicas transversais, que possibilitem à população negra, indígena e cigana curitibana o atendimento das suas necessidades específicas. O plano valerá pelos próximos quatro anos.

Eixos

A consulta pública foi definida em oito eixos, cada um apresenta temas e ações onde a população poderá escolher até três opções que considera mais importantes. Também será possível fazer sugestões e deixar a opinião a respeito de cada eixo.

Os oitos eixos são:
1 – Saúde
2 – Educação
3 – Diversidade Cultural
4 – Esporte, Lazer e Juventude
5 – Direitos Humanos e Enfrentamento às Violências e ao Racismo
6 – Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar
7 – Trabalho e Desenvolvimento Econômico
8 – Comunicação

edital sobre a consulta pública pode ser acessado neste link. O documento foi feito em conjunto pela Assessoria de Direitos Humanos – Promoção da Igualdade Étnico Racial e o Conselho Municipal de Políticas Étnico Raciais (Comper). A Prefeitura convoca todos os cidadãos para participar desse ato democrático.

- Anuncie Aqui -