CURITIBA: Obras no Córrego Hermes Fontes, no Seminário, são concluídas

www.asemananews.com.br
Foto: Hully Paiva/SMCS

Mais segurança e qualidade de vida para quem mora nas margens do Córrego Hermes Fontes, na Rua Arthur Suplicy de Lacerda, no bairro Seminário. Nesta segunda-feira (10/8) foram concluídos os serviços de implantação de uma nova galeria celular e de contenção do talude do curso de água que tem sua foz no Rio Barigui. O trabalho se estendeu por 646 metros e começou no dia 17 de abril.

A intervenção coordenada pela equipe do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas alargou o córrego e colocou barreiras de contenção no talude. Essas barreiras são em geoforma têxtil e preenchidas com argamassa de cimento e areia.

“A solução de engenharia minimiza o risco de o Córrego Hermes Fontes provocar estragos em períodos de cheias, deixando os moradores da região mais seguros e preservando a estrutura urbanística existente, como ruas, que também foram pavimentadas, e calçadas”, explicou Rodrigo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.

A galeria celular é feita em concreto armado e tem forma retangular com quatro metros de largura por três metros de altura. Ela foi colocada nos pontos de passagem para garantir melhor trânsito de quem mora ou trabalha na região e precisa atravessar o córrego de um lado a outro.

Pedido da comunidade

As obras no Córrego Hermes Fontes foram solicitadas pela população no programa Fala Curitiba e em audiência pública. O pedido feito de maneira oficial e diretamente aos canais abertos pela Prefeitura para receber demandas dos cidadãos foi determinante para conferir importância à intervenção.

“A solicitação feita de forma direta pelos moradores nos dá a chance de atender a necessidade de uma determinada região com mais assertividade”, comentou o secretário.

Além do trabalho de engenharia, a obra teve o investimento de R$ 3,9 milhões e também contou com a recuperação ambiental da área e a execução da pavimentação da Rua Arthur Suplicy de Lacerda. O prazo para execução de todos os serviços foi encurtado em dois meses.

- Anuncie Aqui -