A água que você bebe: de onde vem e a importância da economia nesse momento

www.asemananews.com.br

Curitiba e região metropolitana passam por uma séria crise hídrica nesse ano. Com a estiagem e o rodízio no abastecimento das residências, muito se tem falado sobre a importância de economizar água e maneiras criativas de fazer isso em casa, de forma barata, a fim de reverter o quadro o mais rápido possível. A meta proposta pela Sanepar é de que a população economize em torno de 20% do consumo.

Divulgadas recentemente pela Companhia de Saneamento, algumas medidas simples podem ser parte da nossa rotina, para ajudar nessa situação. São elas: diminuir o tempo de banho de dez para cinco minutos, economizando, assim, 30 litros de água; desligar a torneira enquanto escova os dentes, o que gera uma economia também de 30 litros em média no dia; não fazer a barba durante o banho, tendo em mente que dez minutos de chuveiro são 60 litros d’água; acumular a louça antes de lavar e ensaboar com a torneira fechada; optar por limpar calçadas e áreas comuns com vassoura, lembrando que em 15 minutos ligada, uma mangueira gasta 280 litros d’água; usar balde e pano para limpeza de carros; prestar atenção aos vazamentos.

Existem ainda outras ideias diferentes, como, por exemplo, para quem tem a caixa de descarga acoplada, a instalação de uma garrafa PET com pedra, terra ou água da máquina de lavar, o que economizará 1 litro por descarga; instalação de redutores de vazão nas torneiras, diminuindo o uso em 50%; utilização de uma bacia sob o chuveiro durante o banho, a fim de fazer o reúso da água posteriormente, na descarga, por exemplo; captação e utilização da água da chuva ou da máquina de lavar roupas, com redirecionamento do cano para um recipiente grande tampado e com torneira.

Sanepar

As redes de abastecimento responsáveis pela água tratada em Fazenda Rio Grande são o Sistema Despique, que fica no município mesmo, e o Sistema de Abastecimento Integrado da Região Metropolitana de Curitiba. Hoje com 48,5 mil instalações de água no município, a Sanepar é responsável pelas estações de tratamento que produzem, juntas, 260 litros de água por segundo.

O processo é todo automatizado e funciona 24h, apenas com monitoramento e análise por parte dos funcionários da Sanepar. A água é captada diretamente do rio e, dentro da estação de tratamento, passa por processos de coagulação, floculação, decantação e filtragem, além de inserção de flúor e cloro. Depois desses processos, a água vai para reservatórios e é distribuída às residências.

De acordo com a assessoria da Sanepar, 100% dos moradores da área urbana de Fazenda Rio Grande contam com água tratada em suas residências. Com relação ao índice de coleta e tratamento de esgoto, o número é um pouco menor, de 80,7%.

Muitos investimentos têm sido feitos no município, com relação ao tratamento de água e esgoto. De 2016 para 2019, foram investidos na cidade cerca de R$ 54,2 milhões. Os maiores investimentos foram no sistema de esgotamento sanitário.

Para o período de 2020 a 2024, estão previstos R$ 31,6 milhões de investimentos. A maior parte será no sistema de abastecimento de água: estão previstas obras de ampliação da captação, adução e reservação do Sistema Despique. Também está previsto mais um reservatório de 10 milhões de litros no bairro Santa Terezinha.

- Anuncie Aqui -