7 de setembro é celebrado em evento virtual em Fazenda Rio Grande

www.asemananews.com.br

Em alusão ao Dia da Independência, comemorado em 7 de setembro, a Prefeitura de Fazenda Rio Grande realizou, nesta sexta-feira (11), o ato cívico no Centro Esportivo Fazenda Rio Grande (Cefaz). Em razão da pandemia, o evento foi gravado e estará disponível no canal do Youtube e Facebook da Prefeitura, assim, a população pode acompanhar em segurança dentro de suas casas.

Somente autoridades estiveram presentes. Entre elas, o prefeito Marcio Wozniack, os vereadores Dudu Santos e Policial Batista, o capitão da PM Deiverson, o Tenente da PM Pedro, o Tenente do Corpo de Bombeiros Erezuk, o secretário de Defesa Social Capitão Feitosa, o comandante da GM Andrade, secretários municipais, parte do efetivo da GM, o padre Leonardo e o pastor Ereson.

O evento contou com incorporação e continência à bandeira, realizados pela tropa da GM e execução do Hino Nacional, Hino da Independência e Hino de Fazenda Rio Grande, todos tocados por parte da Banda Escola Municipal, que esteve presente para abrilhantar a solenidade.

O prefeito Marcio Wozniack aproveitou para enaltecer o trabalho da GM, da PM e do Corpo de Bombeiros no município e falar do sentimento de realizar a solenidade de uma forma diferente: “Nós, em todos os anos desse mandato, tivemos o desfile nas ruas do nosso município. Esse ano devido às regras da pandemia não pudemos fazê-lo. Um momento diferente, uma certa tristeza por não termos a presença das crianças que são o maior foco quando a gente faz um evento como esse. Mas não menos distante, porque a tecnologia de informação através da nossa rede social leva esse momento às crianças também. Foi um 7 de setembro diferente, mas ainda muito importante pelo registro que foi feito com relação à importância do País independente e com suas autoridades constituídas”.

De acordo com a secretária de governo Ana Elisa Amaral, que esteve na organização da solenidade, a escolha por realizar no Cefaz e não em frente à Prefeitura como em anos anteriores, foi justamente para preservar a saúde da população que poderia passar pelo local. Segundo ela, tudo foi organizado pensando no bem de todos.

Todo ano nós fazemos o ato em alusão ao Dia da Independência e não poderíamos deixar de neste ano, mesmo em meio à pandemia. Com os cuidados necessários de distanciamento, fizemos um ato de transmissão para a população participar dessa forma e lembrando a data que é tão importante”, destaca.

Dia da Independência

O dia 7 de Setembro é comemorado em alusão ao Grito do Ipiranga, quando o príncipe regente Dom Pedro I declarou a independência do Brasil em relação ao reino de Portugal. O episódio ocorreu em 7 de setembro de 1822. A partir dali, o país deixou de ser colônia de Portugal e estabeleceu-se uma monarquia, em que continuou com plenos poderes o príncipe Dom Pedro I. Anualmente, escolas promovem desfiles e as forças armadas brasileiras fazem apresentações em homenagem à data.

- Anuncie Aqui -