Secretaria de educação de FRG faz ação para ir até os 1160 alunos que não estão participando de atividades escolares

www.asemananews.com.br

Com a suspensão das aulas em todo o país, as escolas tiveram que readequar o método de ensino, para tentar dar continuidade ao ano letivo. Aos 10 mil alunos da rede municipal de Fazenda Rio Grande, que têm acesso à internet, foi possível manter atividades de forma online. Já os alunos que não têm acesso, devem ir buscar quinzenalmente kits escolares impressos nas escolas. Muitos, porém, não vão buscar ou então não entregam as atividades prontas, o que soma 1160 alunos, segundo a secretaria municipal de educação.

Pensando em melhorar esse dado e, de fato, ajudar às famílias que possam estar passando por dificuldades para realizar essa busca e entrega das atividades, a secretaria inicia, nesta terça-feira (15), um trabalho a campo. Anteriormente, já foram feitas ligações para as famílias. Algumas, passaram a participar de forma efetiva das atividades escolares. Essas 1160, porém, continuam em situação irregular com a escola.

“Essa ação é um resgate de fortalecimento de vínculos do aluno com a escola. Nós já entregamos, até o presente momento, 8 kits de material pedagógico. E essa ação de resgate e fortalecimento visa trazer para essa rotina àquelas famílias, aqueles alunos que não vieram pegar regularmente os seus kits ou não entregaram”, afirma o secretário de educação Ednelson Sobral.

Segundo ele, as escolas e a secretaria fizeram um mapeamento das residências desses alunos e, agora, eles vão de casa em casa para conversar e entender a situação. “Vamos visitar as famílias, conversar, orientar os pais e vamos levar esses kits pedagógicos até a casa dos alunos da rede municipal de ensino. Também já vamos aproveitar a oportunidade e trazer aqueles kits que o aluno retirou na escola e não devolveu”, explica. O secretário diz ainda que é uma ação de parceria, uma vez que mesmo tendo o dado, eles não sabem o motivo pelo qual isso está acontecendo.

Após a entrega, as escolas farão um monitoramento de quais as famílias aderiram, entregando os materiais nas escolas e buscando novos, e quais não fizeram isso. Aos pais que não puderem ir até a escola, a secretaria pede que liguem e façam sua justificativa para que, diante da necessidade, uma nova ação como essa possa ser realizada.

O secretário explica que entende a dificuldade de muitos pais que trabalham fora e, muitas vezes, não têm tempo de ir até a escola e buscar ou entregar os kits. O objetivo, porém, é que nenhum aluno seja prejudicado em suas atividades. “A gente percebe que essa parceria precisa de duas frentes, a frente da secretaria de educação/escolar e a frente familiar. Vivemos um momento em que todos somos vítimas da pandemia. Então tudo isso que é posto é novo. E nós não podemos deixar que as crianças sejam mais prejudicadas ainda. Então eu faço um apelo aos pais: usem os recursos que a secretaria, que a escola está colocando à sua disposição. Busquem o kit escolar, que essa é a única forma que temos momentaneamente de estabelecer o vínculo entre aluno e escola”, conclui.

- Anuncie Aqui -