Por que o distanciamento social é tão importante? Saúde de Fazenda Rio Grande responde

www.asemananews.com.br

Desde o início da pandemia do coronavírus no Brasil, um assunto recorrente é o distanciamento social, ainda respeitado por algumas pessoas e esquecido por outras. Porém, de acordo com a secretaria de Saúde de Fazenda Rio Grande e diversas pesquisas já realizadas em todo o mundo, essa ainda é uma das melhores medidas de prevenção contra doenças transmissíveis, como a Covid-19.

Confira abaixo o que diz a Vigilância em Saúde quanto a essa prática.

O que é o distanciamento físico?

O termo distanciamento social significa estar a uma distância segura de outras pessoas que não pertencem à sua casa. O que chamamos de distanciamento físico, nada mais é do que a recomendação de manter-se a uma distância de, no mínimo, dois metros de outras pessoas, o que é mais ou menos o tamanho de dois braços. Isso vale não só para espaços internos, como supermercados e restaurantes, quanto espaços externos, como praças e parques públicos. Mas não é só isso. As pessoas ainda devem fazer o uso de máscaras faciais cobrindo nariz e boca e evitar tocar o rosto ou objetos sem antes lavar as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%.

Por que devemos respeitar o distanciamento social?

A Covid-19 é transmitida através do contato entre as pessoas. Quando alguém infectado tosse, espirra ou fala, gotículas são lançadas no ar, podendo atingir a boca ou nariz de outras pessoas que estejam próximas, infectando-as. Por isso a distância social é tão importante. Mesmo pessoas que não saibam sobre a sua contaminação, podem transmitir a doença, é o que mostram estudos recentes.

Qual a eficácia dessa medida de prevenção?

A transmissão é menor quando se respeita um distanciamento mínimo de dois metros. Existe até um estudo recente, publicado na revista The Lancet, que reuniu 172 pesquisas realizadas em 16 países sobre o impacto do distanciamento físico na transmissão do coronavírus. Esse estudo comprova que, em países onde esse distanciamento é respeitado, a transmissão é muito menor.

Diversos estudos comprovam isso?

Desde o início da pandemia, já foram realizados diversos estudos sobre medidas de prevenção. O conhecimento científico sobre o assunto vem se atualizando constantemente. E ao longo de todos esses meses, com base nesses estudos, Ministério da Saúde, assim como a Secretaria Municipal de Saúde de Fazenda Rio Grande, continuam orientando que seja respeitado o distanciamento mínimo de 2 metros, uma vez que o benefício dessa medida de proteção entre as pessoas permanece como uma certeza na prevenção da Covid-19.

whatsapp_image_2020-04-07_at_20.42.30

- Anuncie Aqui -