Fazenda Rio Grande tem a educação municipal mais eficiente do estado do Paraná

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Fazenda Rio Grande sai na frente dos outros 398 municípios do estado quando o assunto é eficiência no ensino municipal. Os dados compilados pela secretaria municipal de Educação mostram que a dedicação dos professores e os investimentos em infraestrutura, foram fundamentais para garantir o ótimo resultado.

Para o secretário municipal de Educação Prof. Ednelson Sobral, esse resultado é fruto de diversos fatores, dentre eles: o trabalho de excelência desenvolvido pelos professores da rede municipal, atrelado aos investimentos certeiros da secretaria de educação nas prioridades educacionais.

O cálculo é realizado a partir da indexação de três variáveis: Receita Corrente Líquida (RCL 2019), o número de alunos matriculados na rede municipal de ensino (2019) e o resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb 2019). “Fazendo um paralelo com os 399 municípios paranaenses, a rede municipal de ensino de Fazenda Rio Grande é a mais eficiente, pois possui uma das menores RCL per capita/aluno do Paraná. Ainda assim, atingiu a expressiva marca de 6,5 no último Ideb”, explica o secretário.

Para o prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Wozniack, é uma satisfação poder fazer parte de conquistas como essa. “Apesar do pouco recurso e da grande quantidade de alunos, o índice que alcançamos no Ideb mostra o trabalho de planejamento e gerenciamento da educação no município aos mais de 16 mil alunos. Esse planejamento em todas as áreas está sendo mostrado hoje através dos números. Uma cidade jovem, que cresce todo ano em número de alunos e que, ainda assim, é a número 1 em eficiência na educação”, afirma.

Números

A partir do cálculo, baseado nos dados do exercício de 2019, Fazenda Rio Grande obteve 2.511 como indicador de eficiência educacional, dividindo-se R$ 246.929.722,98 de RCL em 2019, por 15.127 alunos e 6,5 do Ideb. Utilizando os mesmos critérios, o município de Paiçandu, que possuía em 2019 a RCL de R$ 84.488.800,80, 5.116 alunos matriculados e o Ideb 6,5, ocupa a segunda colocação, obtendo 2.541 como fator indicador de eficiência educacional.

Com 8,8, Janiópolis foi o município com maior Ideb 2019 no Paraná. Entretanto, em eficiência, a cidade ocupa a posição 85º no Paraná, com o fator de eficiência educacional de 4.293. Já a capital Curitiba, que tem o maior RCL do estado (R$ 7,7 bi em 2019), a maior rede municipal de ensino (123 mil alunos) e um Ideb de 6,5, alcançou a posição 379º no fator eficiência, com 9.664. Na ponta de baixo da tabela de eficiência, ficou a cidade de Itaipulândia, cujo Ideb é de 7,0 e o fator de eficiência educacional é de 12.007.

Os municípios de Indianópolis e Lupionópolis não entram no cálculo por não terem o Ideb divulgado.

Fatores que contribuem

Para a pedagoga da rede municipal de ensino, Regina Maria de Souza da Silva, esse é o resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido diariamente há vários anos. “No meu ponto de vista, os fatores que contribuíram para essa evolução são o engajamento, o trabalho em conjunto entre os professores e a secretaria de educação, a qual vem oferecendo as formações continuadas e os acompanhamentos pedagógicos continuamente durante o ano letivo, e o resultado de sete anos de trabalho. Porque para atingir o Ideb, não é no último ano, quando a criança está no 5º ano e, sim, desde a educação infantil”, destaca.

A diretora da escola municipal Isabel Cristina Borges, Sheila Cristiane da Silva, aponta ainda que a garantia de uma alimentação saudável, com itens da agricultura familiar, a entrega de uniformes, tênis e materiais escolares de qualidade aos alunos e o investimento da Prefeitura na ampliação das salas de aula e construção de novas escolas, são fatores que contribuem para esse resultado. “Esses investimentos em novas salas diminuíram a quantidade de alunos por turma e proporcionaram uma melhor interação entre professor e aluno”, afirma.

O secretário Ednelson Sobral lembra que esse resultado é fruto do trabalho e dedicação de todos. “Nós temos excelentes professores e uma equipe técnica bastante qualificada e motivada em fazer a diferença na educação pública”, ressalta. Além dos pontos levantados pela diretora, ele lembra que também se destacam os investimentos em mais de mil horas anuais em Formação Continuada para professores e funcionários; a construção de aproximadamente 300 salas de aulas desde 2010 e a assessoria e suporte pedagógico da equipe da secretaria de Educação para as escolas e CMEI´s.

Ideb

O Ideb é calculado a partir de dois resultados: a taxa de aprovação escolar e a média da nota obtida pelos alunos na Prova Brasil, aplicada no 5º ano do ensino fundamental. Os dados de 2020 correspondem às provas e taxas de aprovações de 2019. Cerca de 76,3% dos 399 municípios do Paraná atingiram as metas projetadas para a primeira fase da educação básica. Já nos anos finais do fundamental, apenas 36% dos municípios atingiram os resultados esperados.

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