Estre Ambiental: Dez anos inovando na gestão de resíduos na RMC

Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - antes

O Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Iguaçu, pertencente a Estre Ambiental, completa 10 anos de atividades no dia 1º de novembro. Localizado em uma ampla área em Fazenda Rio Grande, o aterro sanitário recebe diariamente 2,7 mil toneladas de lixo dos municípios da RMC em uma estrutura moderna, sendo que todo o gerenciamento dos resíduos segue uma série de protocolos que protegem o solo, os lençóis freáticos, rios e a população que reside no entorno.

Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – antes

Nesse período, a empresa faz um balanço positivo das atividades. “Podemos implementar as melhores tecnologias que existem em termos de aterro sanitário, como controles geotécnicos avançados, estações de tratamento de efluentes mais modernos do país e também uma usina de geração de energia através do gás metano que atendem hoje mais de 70 mil residências”, ressalta a empresa em nota.

O CGR Iguaçu tem impermeabilização do solo, drenagem e tratamento de líquidos percolados (chorume), captação de águas pluviais e sistema de remoção e queima dos gases do efeito estufa – considerado entre os mais eficientes do mundo. Em um processo de inovação, o CGR Iguaçu começou em 2016 a gerar energia elétrica a partir do biogás.

Energia sustentável

A energia gerada pela usina de biogás do CGR Iguaçu é obtida a partir do gás metano liberado pelo lixo orgânico em decomposição. A matéria-prima é distribuída por mangueiras instaladas no aterro e derivada para dutos de captação do gás, onde passa por um processo de filtragem, controle de temperatura e regulação para depois servir de combustível para os potentes motogeradores.

Em seguida é realizada a queima do metano, gerando uma energia que é transferida por uma rede de três quilômetros de cabos de energia (instalados pela empresa) até uma subestação da Copel em Fazenda Rio Grande. “É vendida por nós no Mercado Livre de Energia para indústrias que usam em grande quantidade, mas é a Copel quem faz essa distribuição”, explicou Vinícius Paes, gerente regional da Estre.

Geração de emprego

Além de energia, o CGR Iguaçu também gera emprego para moradores de Fazenda Rio Grande. Ao todo, a unidade gera 150 empregos entre diretos e indiretamente. O município ainda se beneficia com recursos tributários, como IPTU e ISS. A Estre é uma das maiores fontes de ISS do município.

Instituto Estre atua em atividades de Educação Ambiental na RMC

Criado e mantido pela Estre Ambiental, o Instituto Estre de Responsabilidade Socioambiental há 9 anos desenvolve diversas atividades de Educação Ambiental em Fazenda Rio Grande e região. Ao longo destes anos, mais de 30 mil pessoas já foram atendidas!

Entre seus projetos, destacam-se: “Programa de Oficinas Pedagógicas Cadê o lixo que estava aqui?” e “Histórias para Pertencer ao Mundo”.

No Programa de Oficinas, o público da educação básica é convidado a dialogar sobre “consumo e resíduos” através de uma atividade lúdica e interativa, além de conhecer de perto o funcionamento de um aterro sanitário.

“Histórias para pertencer ao Mundo”, apresenta um espetáculo teatral que percorre diferentes espaços, como escolas, teatros e praças, buscando levar uma mensagem capaz de sensibilizar a respeito dos temas e valores da Educação Ambiental, como sustentabilidade e cidadania.

Somente em Fazenda Rio Grande, anualmente são atendidos cerca de 5 mil alunos(as) da rede pública municipal de ensino e outras instituições. As atividades foram suspensas durante a pandemia.

Para os próximos anos, a expectativa é fortalecer e ampliar as parcerias com o poder público, escolas, colégios, comunidade, ONG’s, etc.

Saiba mais sobre o Instituto Estre e seus projetos em www.institutoestre.org.br

- Anuncie Aqui -