CURITIBA: 53 famílias estão de casa nova na Vila Bela Vista da Ordem, no Tatuquara

www.asemananews.com.br
Foto: Rafael Silva/Cohab

O trabalho da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) transformou a realidade da Vila Bela Vista da Ordem, no Tatuquara.

Um grande projeto integrado, que incluiu regularização fundiária, reassentamento de moradores de áreas de risco e obras de urbanização inseriu a vila, antes precária, na cidade formal, com benefícios para mais de mil pessoas.

“É um projeto completo, no qual construímos novas moradias para reassentar famílias que viviam em condições insalubres, implantamos obras de infraestrutura com a pavimentação e abertura de ruas, redes de água e esgoto, recuperação ambiental e aprovamos o loteamento garantindo escrituras de propriedade aos moradores das áreas sem restrições”, explica o presidente da Cohab José Lupion Neto.

Ao todo foram investidos R$ 8,3 milhões, recursos do governo federal, Prefeitura e Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS).

Alegria

Nas últimas semanas, a Cohab entregou moradias novas para 53 famílias que foram transferidas de Áreas de Preservação Permanente (APP). Como a dona de casa Paulina Martins dos Santos, 64 anos. Após 16 anos na informalidade, ela conquistou sua casa própria.

“É uma alegria ter um lugar seguro e limpo para viver. O barraco que eu morava antes tinha problemas de infestação de ratos, era muito ruim”, relembra ela, que estava entre as primeiras famílias que chegaram na ocupação irregular.

A também dona de casa Edilneia Cristina de Macedo, 48 anos, recebeu as chaves de seu novo lar.

“Estou bem feliz com a minha casa. Agora tenho meu quarto, o quarto da minha filha, um espaço que é nosso. E não tem mais alagamento, então podemos ficar mais tranquilos”, destaca Edilneia.

Enchentes e alagamentos eram frequentes antes das obras da Cohab no local, como conta o mestre de capoeira Edmilson Santana dos Santos, 43 anos.

“Cada vez que chovia um pouco mais forte minha casa alagava, agora não alaga mais e a gente tem mais conforto. Gosto muito do novo espaço”, destaca.

Histórico

Surgida em 2004, Bela Vista da Ordem tem 109 mil metros quadrados de área. A primeira intervenção municipal na vila foi a transferência de 232 famílias que habitavam área irregular, nas margens de rios. Elas foram transferidas para os empreendimentos Moradias Cerâmica e Boa Esperança, ambos no Tatuquara.

Outros 319 lotes localizados em área sem restrições habitacionais foram atendidos, em 2019, com obras de infraestrutura e regularização fundiária. A aprovação do loteamento possibilita a aquisição de escrituras individualizadas de propriedade aos moradores.

“O título de propriedade dos lotes garante cidadania aos moradores, que deixam de ser posseiros, passam a proprietários oficiais e desta forma podem deixar os imóveis como herança para os filhos e netos”, ressalta o prefeito Rafael Greca.

Obras e energia solar

No interior da vila a Cohab asfaltou 2,7 quilômetros. São trechos de importantes ruas da região, como a Francisco Raphael Dilascio. Também foram implantados 3,5 quilômetros de redes de drenagem, e 4,2 quilômetros de redes de água e esgoto.

Além da entrega das 53 moradias em 2020, outras 11 famílias que viviam sobre diretriz de arruamento receberam novas casas na vila em 2018. O local que foi desocupado passou por recuperação ambiental com plantio de grama e implantação de ciclovia e cancha esportiva.

Para finalizar o projeto, a Cohab está licitando a colocação de placas fotovoltaicas em 53 moradias que foram entregues na vila. Os equipamentos transformam energia solar em elétrica para uso doméstico e  assim reduzem a conta de luz dos moradores, além de colaborar com o meio ambiente.

A Vila Beira Rio, vizinha à Bela Vista da Ordem também vai receber obras de infraestrutura com a implantação de redes de água, drenagem e pavimentação de vias.

- Anuncie Aqui -