Ciclopatrulha da Guarda Municipal atende parques e pontos turísticos de Curitiba

www.asemananews.com.br
Foto: Hully Paiva/SMCS

Com 33 novas bicicletas adquiridas no último ano, guardas municipais desenvolvem a tarefa de patrulhamento preventivo nos parques Náutico, São Lourenço, Barigui, Tingui, Bacacheri, Atuba e Passaúna, além do Passeio Público e Jardim Botânico. Também foi possível iniciar, no primeiro semestre deste ano, o patrulhamento na ciclovia que liga o Passeio Público ao Parque São Lourenço.

Distribuídos pelos núcleos regionais, todos os 40 guardas municipais que atuam na ciclopatrulha passaram por capacitação específica para a função e também podem prestar apoio em eventos, como passeios ciclísticos, caminhadas e maratonas – suspensos temporariamente na cidade, em decorrência da pandemia de covid-19.

De acordo com o inspetor Gilberto Ramos de Oliveira, do Centro de Operações da Guarda Municipal, com as bicicletas os guardas conseguem desempenhar um maior efeito surpresa no atendimento de ocorrências, além de proporcionar mais proximidade com a população e de ser uma mobilidade sustentável.

Atendimento a situações de furtos, roubos, notificações de trânsito, maus tratos a animais e vandalismo são as principais ocorrências atendidas pela ciclopatrulha, aliada às orientações à população – marcadamente, desde o mês de maio, sobre o uso obrigatório de máscaras de proteção em espaços públicos e sobre a necessidade de se evitar aglomerações.

Do início do ano até o fim de novembro, foram 385 as ocorrências atendidas pela ciclopatrulha da GM.

Entre elas está o furto praticado por dois jovens em uma livraria na Avenida Luiz Xavier, na Boca Maldita, ocorrido no mês de agosto. “A equipe da ciclopatrulha foi solicitada no local por um funcionário do estabelecimento. Dois indivíduos haviam saído da loja com livros, sem efetuar o pagamento. Os guardas abordaram rapidamente a dupla, que alegou se tratar de uma brincadeira proposta na internet. Os livros foram devolvidos”, relata o inspetor Gilberto.

Treinamento

Criada em 1995, a ciclopatrulha da GM fornece treinamentos periódicos. A última capacitação foi realizada no primeiro semestre deste ano, com a participação de instrutores credenciados pela Guarda Municipal: supervisor José Antônio da Silveira e GM Josué Juliano de Oliveira.

Da Regional de Santa Felicidade, o supervisor Silveira conta que o curso foi dividido em duas turmas.

“Temos guardas experientes, com 25 anos de carreira, que já trabalharam em ciclopatrulha e têm alguns que acabaram de ingressar. A gente procurou fazer essa mesclagem com voluntários, pois eles estão motivados e isso ajuda no rendimento”.

A capacitação dos guardas que participam da ciclopatrulha busca, além da prática do policiamento, a utilização da mobilidade sustentável. “O treinamento é voltado não somente para o uso da bicicleta no trabalho, mas também para as atividades do guarda em seus momentos de lazer. Os alunos aprendem sobre a manutenção da bicicleta, formas de abordagem com a bicicleta e a utilização dos equipamentos obrigatórios para o uso no trânsito”, explica Silveira.

- Anuncie Aqui -