Lições de 2020 para 2021

Foto: https://www.assespro-mg.org.br

Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida, proprietário da QualiFis.

2020 foi um ano complicado para todos! Em todas as áreas. Mas não quero dissertar sobre as desventuras. Quero falar sobre os aprendizados, as lições! Ano curioso, neste aspecto. Descobrimos muitos talentos adormecidos, revelamos muitas capacidades escondidas, corremos atrás de novas possibilidades e oportunidades e nos demos conta das nossas maiores fraquezas. E estas foram desnudadas intimamente e publicamente. As redes sociais contribuíram muito neste sentido.
E uma das maiores descobertas, para muitos, foi que até agora não dávamos o devido cuidado à nossa saúde! O mínimo necessário! E que, mais cedo ou mais tarde, a conta vem! E ela sempre vem! E veio!
No que tem relação direta com a saúde, este ano da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, 2020 D.C., foi a apoteose para um sistema biológico, até então muito timidamente louvado e muitas vezes colocado para escanteio, sem ao menos dar uma chance para o seu maior entendimento. Pois agora, nunca se falou e deu tanta atenção para ele. Como nunca antes, foi tema de debates, “lives”, discussões e estudos mais aprofundados e atiçou a curiosidade de muitos. Foi assunto dos mais pesquisados, pelos leigos, nos mecanismos de busca das redes. É, ele mesmo, o incansável e incompreendido Sistema Imunológico (SI)!!
Este importante e fantástico mecanismo de proteção nos presenteado pela natureza possui duas linhas de ataque bem distintas: uma inata, que responde sempre da mesma maneira e outra adquirida, que se especializa segundo os diferentes contatos com os agentes agressores externos. Este contato pode ser natural, através das nossas relações direta com o meio ambiente ou artificial, pelo uso de vacinas.
E de um momento para outro “descobrimos” a importância do SI estar em dia e minimamente preparado e de prontidão para suportarmos, com o menor prejuízo possível para a saúde, a relação perigosa e de risco com o Meio Ambiente. Pois ele é hostil para organismos debilitados! Justamente por isso estar minimamente saudável é mais que obter melhor qualidade de vida, é uma questão de sobrevivência. Isso é determinado desde os tempos imemoriais pelo próprio mecanismo evolucionário e de seleção natural da própria natureza.
Afinal, nosso dia a dia nos coloca em tarefas e estímulos completamente distintos e desafiadores para a manutenção da saúde. São muitos os estresses absorvidos e que causam impactos diretos no nosso Sistema Imunológico. Podemos citar os estímulos motores corporais mais intensos (esforços físicos), a inatividade física, a má alimentação, distúrbios do sono, clima, falta de sol, distanciamento social, reclusão, estado emocional/psicológico, poluição, medicamentos, drogas, tabagismo e álcool. Combinações maiores ou menores de todos estes fatores contribuem para um organismo mais ou menos estressado. O estresse produz cortisol – para citar o mais popular. Cortisol é um hormônio que induz a inflamação. Uma inflamação crônica – que perdura por tempo prolongado – é nefasta para o organismo. E isso desencadeará uma atuação menos eficiente do SI. Quanto maiores forem os estímulos negativos, maior será o estresse, o nível do cortisol e consequentemente a inflamação. Inflamações estas ocasionadas – a grande maioria – pelo nosso Estilo Inadequado de Vida! Responsabilidade exclusivamente nossa, portanto! E isso significa que o SI está se desgastando consideravelmente para combater estes agentes estressores passíveis de controle. Lembrando… Este Sistema Biológico é o nosso Exército de Defesa contra os agentes patogênicos externos. Temos o dever de bem cuidar dele!
Diferentes organismos convivem conosco, ao nosso redor, agora mesmo. A grande maioria com uma simbiose amigável e confortável. Usam-nos e nos fazem bem ou não incomodam. Alguns estímulos patogênicos pontuais ou agudos para fazer o SI trabalhar é vantajoso. O que não é estimulado definha. Por isso nosso contato direto com o ambiente que nos cerca é fundamental para aprimorar nossas defesas adquiridas. Mas… alguns patógenos são traiçoeiros. Chegam sorrateiramente e nos passam a perna: pessoas tropeçam, outras caem e se machucam feio, e alguns, infelizmente, não conseguem se levantar. Imagine o contato com qualquer tipo de patógeno quando nosso Sistema Imunológico já está debilitado? Pode provocar um tremendo estrago, não é mesmo? Pois isso pode ser melhor controlado e até evitado se conseguimos manter um corpo o mais saudável possível. Diferentes estímulos positivos, determinados pelo nosso estilo de vida, fará muita diferença nas respostas efetivas e duradouras do nosso mecanismo de defesa. Pense nisso!

AFINAL… A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE!
FAÇA A COISA CERTA!

Contatos >>
https://www.instagram.com/sergioqualifis
https://www.facebook.com/QualiFisPersonal/

- Anuncie Aqui -