Curitiba é finalista em concurso da Agência Nacional de Águas

www.asemananews.com.br

Projeto da Prefeitura de Curitiba é finalista do Prêmio ANA 2020, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, e concorre entre os melhores na categoria governo, na mais tradicional premiação do setor de águas do Brasil. Os vencedores serão anunciados pela ANA até o mês de março.

Inscrito pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e com execução pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), o projeto “Transformação do Saneamento de Curitiba através do Plano de Despoluição Hídrica e Monitoramento da Qualidade dos Rios: Um Legado para as Futuras Gerações” será apresentado nesta quinta-feira (25/2), às 10h30, no canal da ANA no YouTube. A apresentação será feita pela engenheira Marlise Teresa Jorge, responsável pelo projeto no Ippuc.

“É um projeto inovador no País. Com o suporte do geoprocessamento, Curitiba é pioneira em cadastrar, monitorar o destino de efluentes e controlar a qualidade da água nos rios”, afirma o presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur.

A premiação teve inscrição recorde de 695 projetos de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal e 24 foram selecionados à etapa final, divididos em oito categorias.

A Comissão Julgadora do Prêmio ANA, presidida pelo diretor da Agência, Oscar Cordeiro Netto, definiu os três finalistas de cada categoria, com base nos critérios de efetividade, inovação, impactos social e ambiental, potencial de difusão, sustentabilidade e adesão social.

Na categoria Governo, o projeto de Curitiba foi escolhido entre 120 projetos nacionais e foi classificado à final com outros dois concorrentes, o projeto do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Implementação de Tecnologias Sociais e Educação Ambiental em Comunidades do Alto Pantanal Mato-Grossense; e o Programa Nascentes, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo.

Completam a premiação as categorias: Educação; Comunicação; Empresas de médio e de grande porte; Empresas de micro ou de pequeno porte; Entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh); Organizações Civis; Pesquisa e inovação tecnológica.

Curitiba e os demais finalistas estão autorizados pela Agência a utilizar em seus materiais de divulgação o “Selo Prêmio ANA: Finalista”, podendo passar o “Selo Prêmio ANA: Vencedor”, conforme o resultado do concurso.

Efetividade

Em Curitiba, o projeto conta como uma das ferramentas de monitoramento o GIS Caturb (Cadastro Técnico Urbano), software desenvolvido pelo Ippuc, que fornece um mapa atualizado das condições dos recursos hídricos e da floresta ribeirinha, de áreas com degradação ambiental, o avanço do uso e ocupação do solo e mudanças na cobertura florestal.

“O cuidado com os rios, a recomposição ambiental com a implantação de parques lineares e ações de prevenção às mudanças climáticas são prioridades do prefeito Rafael Greca. É um trabalho integrado com a comunidade com grande impacto social, ambiental e com vistas à qualidade de vida”, completou o presidente do Ippuc.

O programa permite o acompanhamento da situação de esgotamento sanitário do município. É possível emitir alerta e bloqueio na Guia Amarela (documento com a identidade territorial dos lotes no município) em caso de ligações irregulares de esgoto. Caso a ligação de esgoto seja irregular as restrições constarão na documentação do imóvel e serão retiradas com a regularização.

A premiação

O Prêmio ANA 2020 é uma edição histórica pelos 20 anos da Agência. Criada há 14 anos, a premiação é para reconhecer trabalhos que contribuem para a segurança hídrica, gestão e uso sustentável das águas para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

O anúncio dos finalistas foi feito em 2 de dezembro do ano passado, em cerimônia forma virtual, transmitida por redes sociais.

Ao longo de sua história, a premiação já contabilizou 2.952 trabalhos inscritos, tendo premiado 40 projetos, de todas as regiões do Brasil, que se destacaram pela contribuição ao desenvolvimento do País.

- Anuncie Aqui -