Terezinha, 74, e Gabrielle, 23, representam as servidoras de todas as idades em Curitiba

www.asemananews.com.br
Maria Terezinha Ramos Sanches e Gabrielle Costa Silva. Fotos: Hully Paiva - Lucilia Guimarães/SMCS

A faixa etária das 21,9 mil mulheres que trabalham na Prefeitura de Curitiba é bastante ampla. Entre as servidoras estatutárias, que ingressaram por meio de concurso público, ela varia de 23 a 74 anos.

Estas são as respectivas idades de Gabrielle Costa Silva, que começou a trabalhar em fevereiro de 2021 e hoje está na Assessoria de Contratos de Precatórios da Procuradoria-Geral do Município, e Maria Terezinha Ramos Sanches, que entrou em 1992 e vai completar 29 anos de trabalho na Prefeitura.

Gabrielle e Terezinha são da carreira de Agente Administrativo, uma das mais representativas entre os servidores da Prefeitura e que está presente em todas as secretarias e órgãos.

Terezinha

Terezinha transborda alegria de viver. Ela começou a trabalhar na antiga Secretaria da Criança, passou muitos anos na Secretaria do Governo Municipal e hoje é da unidade de cadastro da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional. Neste momento, devido às regras relativas à pandemia pelo novo coronavírus, está afastada das atividades presenciais.

“Na Prefeitura de Curitiba, nós, mulheres somos valorizadas, temos a chance de aprender. E como é bom ter conhecimento! Eu não imaginava que cresceria tanto aqui”, comemora ela, que fez cursos de Gestão Pública e de Políticas Públicas e pós-graduação em Políticas Públicas.

“A Prefeitura apoia e aprender é uma coisa própria das mulheres. Hoje em dia as mulheres estão liderando em várias áreas”, constata Terezinha, ao comparar com a época que ingressou no quadro de servidores.

Ela conta ainda que gosta de atender o público. “Conheci muita gente e fiz muitas amizades. Mais do que isso, sempre tive em mente que estou aqui para servir a população”, diz a gaúcha de nascimento que morou no Rio de Janeiro e que adotou Curitiba como sua cidade na década de 1980.

Gabrielle

Quando soube que é uma das servidoras mais jovens da Prefeitura, Gabrielle vibrou. “Que honra ser uma das mais novas aqui! E fiquei muito feliz quando fui designada para a Procuradoria, pois sou estudante de Direito”, disse a servidora.

Antes de ingressar no quadro do Município, ela trabalhou na Feas (Fundação Estatal de Atenção à Saúde), órgão da administração indireta do Município. A expectativa agora é seguir a carreira como servidora municipal de Curitiba.

Gabrielle faz parte do grupo de 1.028 servidoras que têm até 30 anos. Elas representam menos de 5% do total de 21,9 mil mulheres que trabalham na Prefeitura de Curitiba.

Outras faixas de idade

Levantamento elaborado pelo Departamento de Saúde Ocupacional da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal mostra que o maior grupo é o de servidoras entre 41 e 50 anos. Elas são 8.746 mulheres, ou seja, quase 40% do total.

Em seguida vêm, quase empatados, os grupos de servidoras com 51 a 60 anos, que são 5.426, ou 25%, e as que têm de 31 a 40 anos, que são 5.502, outros 25%.

Além da faixa de idade de Gabrielle, entre os menores grupos estão os formados por servidoras entre 61 e 70 anos, que são 1.156 mulheres (5%), e as que têm partir de 71 anos, que são 72.

Além das servidoras estatutárias, dentre as 21,9 mil mulheres, estão as que são empregadas públicas, contratadas pelo regime CLT, como as agentes comunitárias de saúde e as agentes de combate às endemias, e as que ingressaram pelo processo seletivo simplificado e têm contratos de trabalho temporários com o Município. As servidoras da Prefeitura são curitibanas que inspiram e fazem de Curitiba uma cidade melhor.

- Anuncie Aqui -