Serviços de zeladoria urbana de Curitiba mantêm os bairros em ordem

www.asemananews.com.br
Foto: Hully Paiva/SMCS

Uma cidade bem cuidada, com a manutenção em dia nos bairros, é fundamental para garantir segurança e qualidade de vida à população. A rotina das equipes do programa Zeladoria Municipal, da Prefeitura de Curitiba, mudou neste período de pandemia com a adoção de medidas de enfrentamento à covid-19, mas os serviços, considerados essenciais, não pararam e são feitos diariamente nas dez regionais.

No primeiro quadrimestre deste ano, as equipes fizeram por toda a cidade 4.080.787 metros quadrados de roçadas em ruas, canteiros e praças. A área roçada é equivalente a de três parques Barigui, em extensão.

Com o serviço de roçada, as áreas verdes são mantidas em boas condições de uso, seguras para pedestres e motoristas, já que garante melhor visibilidade das áreas. O serviço é feito nos canteiros centrais e laterais de ruas, terrenos municipais, equipamentos públicos, como postos de saúde e escolas. Em frente a imóveis particulares, cabe ao proprietário a manutenção da limpeza e da roçada.

“Temos que cuidar da nossa cidade, deixar tudo limpo e organizado. Os serviços têm impacto direto na qualidade de vida das pessoas”, diz o superintendente de Manutenção Urbana da Secretaria do Governo Municipal, João Carlos Vidal Filho.

Os serviços de zeladoria urbana são realizados em ambientes abertos, e, devido à pandemia do novo coronavírus, as equipes reforçaram algumas medidas como distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel.

Pinheirinho

Entre as áreas roçadas na cidade está um trecho de 800 metros quadrados na Rua Pedro Zazaski, no Pinheirinho, serviço solicitado por José Orestes Ribeiro, presidente da Associação de Grêmio Esporte e Lazer Gramados. “Com a roçada em dia os moradores voltaram a usar o campo de futebol que tem ali. O uso é organizado para não ter aglomeração e o uso de máscara é obrigatório”, conta Ribeiro.

Também integram o programa Zeladoria Municipal os serviços de limpeza de galerias pluviais e bocas de lobo, manutenção da pavimentação, com operações de tapa-buraco nas ruas e manutenção de saibro, desobstrução e limpeza de córregos.

Abranches

De janeiro a abril deste ano, as equipes trabalharam em 58.534 metros de limpeza de caixas de captação e substituição de ralos, desobstrução de galerias pluviais, correção de erosão e reassentamento de tubos danificados.

Um dos reparos foi o de uma caixa de captação de águas da chuva na Rua Ermenegildo de Lara, no Abranches, realizado pelo Distrito de Manutenção Urbana da Regional Boa Vista para atender à solicitação dos moradores da via. Para fazer a limpeza, a equipe usou o caminhão hidrojato, equipado especificamente para este tipo de serviço.

“O Rafael Greca é um prefeito muito caprichoso, que ama e cuida da cidade. A zeladoria dos bairros é muito bem-feita”, avaliou o bancário Maurício Alcântara Martins, um dos moradores da rua.

Xaxim

Os trabalhos de manutenção melhoram as condições das ruas pelos 75 bairros com a pavimentação de 1.149.348 metros de vias. Foram executados 108.380 metros em operações de tapa-buracos e 13.341 metros de manutenção de revestimento primário (saibro).

A manutenção da via no cruzamento as ruas Pedro Wieller e Rua Pedro Siemens, no Xaxim, é um exemplo. O recape no pavimento e melhoria na sinalização horizontal foram solicitados pela população na administração regional, para evitar acidentes que eram constantes no local.

“Tenho a lanchonete há nove anos na esquina desse cruzamento e já vi cada acidente… Pedimos por 156, abaixo-assinado e agora foi feita a melhoria na rua, com a sinalização reforçada”, conta o comerciante Jeferson Gielinski Iusviak, 48 anos.

Um dos solicitantes da intervenção foi o funcionário público e morador da região Marllos de Lima Adriano, 37 anos, que relata o desrespeito dos motoristas no trânsito.

Boqueirão

O serviço de tapa-buracos feitos pelo Distrito de Manutenção Urbana da Regional Boqueirão possibilitou que uma sinalização horizontal fosse implantada no cruzamento, o que melhorou o fluxo de veículos no local, tornando-o mais seguro inclusive para pedestres.

“Antes, toda semana tinha pelo menos dois acidentes. Agora, desde que a recuperação e a sinalização do asfalto ficaram prontas, não vimos mais acidentes”, fala Adriano.

Como solicitar

Os cidadãos podem solicitar a manutenção nas vias públicas ou indicar melhorias nos bairros. O registro deve ser feito na Central 156, pelo aplicativo, telefone ou site ou na Administração Regional da área de abrangência do endereço.

- Anuncie Aqui -