Os monstros atuais

Foto: Reprodução

Por Édelis Martinazzo Dallagnol

“A Terra estava informe e vazia” (Gênesis 1:2). Há mais de 13 bilhões de anos, algum gigantesco corpo celeste explodiu, gerando muitos planetas, estrelas, satélites… inclusive a Terra, que, há cerca de 4,5 bilhões de anos, era uma massa sem forma… A ciência e a Bíblia estão juntas. A Terra foi esfriando, esfriando… e se tornou um planeta acolhedor. A vida teria surgido há 3,5 bilhões de anos, e, nos últimos 400 milhões de anos, brotaram limo, musgos, relva e vegetais… depois nasceram peixes, aves, mamíferos… Surgiram, então, os grandes monstros: os dinossauros. Tudo era exageradamente grande. Ainda bem que, àquele tempo, o homem não perambulava pela Terra! Imagine “dar de cara” com um Tiranossauro rex?! Carnívoro, forte, implacável! Por muitos milhões de anos esses monstros dominaram nosso planeta… Naquele tempo, a presença de centenas de variedades de gigantes (dinossauros) talvez inviabilizasse o gênero humano.

Houve grandes convulsões: terremotos, maremotos, impacto de meteoros gigantes… O golfo de Yucatán foi produzido por um meteoro exageradamente grande. No Alasca, há evidências de que o mar subiu cerca de 170 metros (maremoto). Por alguma dessas razões (ou por todas, a seu tempo), os grandes seres vivos foram extintos há 66 milhões de anos. Assim, a Terra voltou a oferecer condições de vida… Será? Não temos notícias de pestes, secas, enchentes, cataclismas, vulcões?… Mas já não temos os grandes dinossauros… Hoje, a Terra é uma mãe: acolhedora. Isto não significa que não ocorram catástrofes… Na verdade, estamos sujeitos a correr de vulcões, tempestades, avalanches, tsunamis, etc. Estamos em paz, mas “com a pulga atrás da orelha”…

Quem sabe haveria outro planeta em que pudéssemos sossegar?… Qual? Marte?… O planeta Marte é o mais próximo, a menos de 400 milhões de quilômetros. Hoje, com nossa tecnologia “de ponta”, a viagem demoraria apenas 1 ano, ou menos… “Pertinho, pertinho!” Pela lógica, esse planeta pode ter sido habitado… Trilhões e trilhões de corpos celestes foram criados; será que apenas a Terra hospeda vida? Marte está bem mais longe do sol; portanto, seu processo de resfriamento (e, consequentemente, sua habitabilidade) ocorreu muitos milhões de anos antes do que na Terra. Insofismável que Marte, em um dado momento, reuniu todas as condições de habitabilidade. Poderá ter hospedado bactérias, dinossauros e, até, seres inteligentes. Isto não é mera conjectura: é pura lógica. E, agora, como está Marte? Sem a menor condição de “hospedar” o gênero humano! Parece que teremos que permanecer aqui…

A Terra é o nosso paraíso, e também a nossa prisão! Ao menos já não há monstros que ameacem o homem. Será?… Não seria o coronavírus pior que o dinossauro?… Ninguém o vê, não se sente seu odor, não se ouvem seus ruídos… Mesmo que esbarremos nele, não o percebemos… Este é o monstro, o grande monstro do momento! Juntando todos os SARS-CoV-2 que existem no mundo, caberiam numa caixa de fósforo! Amigo leitor: muito cuidado com ele!

 

- Anuncie Aqui -