Vacinação contra a gripe é reforçada no Terminal de Fazenda Rio Grande

www.asemananews.com.br

Com o objetivo de captar a população ainda não vacinada, a Secretaria de Saúde intensificou a vacinação no Terminal Urbano no horário das 17 às 19:30 nas terças e quintas-feiras. A iniciativa levou em consideração a população trabalhadora ou estudantes que desenvolvem suas atividades durante a semana toda e tem maior dificuldade de procurar a Unidade de Saúde.

A atividade integra o conjunto de ações preventivas desenvolvidas pela gestão municipal. A Secretaria de Saúde informa que as 13 Unidades de Atenção Básica estão vacinando contra a gripe das 8 às 16h e que é preciso levar o RG, CPF, Cartão SUS (se tiver) e um comprovante de residência.

Qual a importância de se vacinar anualmente contra a gripe? Há contraindicações?

A principal medida para a prevenção da infecção por vírus Influenza é a vacinação, que ocorre anualmente em razão da grande variedade desse vírus em circulação. Assim, é feito um estudo das variedades que mais circularam nos últimos anos para produzir a vacina do ano seguinte. Quando ocorre coincidência entre as variantes em circulação na comunidade e aquelas contidas na vacina, a imunização pode prevenir a infecção em até 90% dos indivíduos. A vacina contra a gripe é contraindicada para pessoas que apresentam alergia a ovo. Pessoas com quadro febril agudo devem postergar a sua tomada. Quem recebeu a vacina contra COVID-19 deve aguardar 14 dias para se vacinar contra a gripe.

Como prevenir a gripe e a Covid-19?

As formas de se prevenir contra essas doenças e evitar sua transmissão também são semelhantes. Alguns cuidados devem ser tomados:

Lavar as mãos frequentemente com água e sabão e, na ausência desses,  higienizar utilizando álcool em gel 70%;

Ao tossir e espirrar, cubra o nariz e a boca utilizando um lenço ou então a parte interna do seu cotovelo (ao utilizar um lenço, descarte-o em seguida e higienize as mãos);

Se estiver doente, permaneça em casa;

Mantenha os ambientes arejados;

Evite tocar nos olhos, boca e nariz com as mãos sem a devida higienização;

Não compartilhe objetos de uso pessoal, como copos, talheres e pratos;

Higienize objetos que são manuseados com frequência, como celulares;

Mantenha-se a uma distância de pelo menos 1 metro das pessoas que apresentem sintomas dessas doenças;

Evite aglomerações.

- Anuncie Aqui -