Curitiba dá primeiro passo para se consolidar como destino turístico inteligente

www.asemananews.com.br
Foto: Daniel Castellano / SMCS

Em abril deste ano, Curitiba foi um dos dez municípios brasileiros escolhidos pelo Ministério do Turismo (MTur) como Destino Turístico Inteligente (DTI). Esses locais vão receber investimentos e participar do programa que vai transformar cidades turísticas em destinos que possibilitem experiências inovadoras e únicas aos visitantes.

Agora, dando sequência às etapas necessárias nessa implantação, a capital paranaense recebe a visita da diretora de assuntos institucionais do instituto argentino Ciudades Del Futuro (ICF), Nadia Colo Martinez, e o diretor executivo do mesmo instituto, Gonzalo La Rosa, que prestam consultoria ao Ministério do Turismo.

Nesta terça-feira (29/6), os consultores apresentaram ao Instituto Municipal de Turismo as próximas etapas que o município deve seguir. Segundo a presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT), Tatiana Turra, Curitiba tem ativado o ecossistema Curitiba Destino Turístico Inteligente e o compromisso com a inovação para o setor prevista no Plano de Governo. Portanto, essa consultoria vem somar às estratégias que já vem sendo desenvolvidas.

Nadia Colo Martinez conta que a implantação das etapas em Curitiba deve ser rápida, já que a cidade tem um histórico de ações e premiações internacionais que chancelam o destino e devem adiantar o processo na conversão em um DTI.

“Viemos especialmente para conhecer a cidade e estamos impressionados com a limpeza, a acessibilidade, a adequação de transporte que é uma referência local e internacional”, declara Nadia.

Curitiba é a primeira cidade a receber a equipe internacional de consultoria, mas será o terceiro destino piloto a ser implementado. O primeiro é o Rio de Janeiro (RJ), seguido por Florianópolis (SC). Depois de Curitiba vem Rio Branco (AC), Palmas (TO), Recife (PE), Salvador (BA), Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Angra dos Reis (RJ).

“Nós somos a primeira cidade a ser avaliada, o que é de extrema relevância, estamos criando referência. Curitiba está saindo na frente nesse processo”, destaca Paulo Cesar Nauiack, superintendente do IMT.

Etapas do modelo de implementação

A proposta consiste na elaboração de um diagnóstico e um plano para a transformação dos destinos-piloto em Destinos Turísticos Inteligentes, contribuindo para diferenciar cada destino de outros competidores, favorecendo a melhoria do posicionamento na esfera turística nacional e internacional.

Entre os objetivos dessa etapa estão: determinar a situação de partida e caracterização do destino; alinhar as estratégias do destino para um modelo DTI conforme requisitos estabelecidos; elaborar o diagnóstico e o plano de transformação que indique o caminho para a conversão em um DTI.

“Curitiba já tem uma história de inovação e um avanço em desenvolvimento de tecnologia vinculado à cidade, aplicando o conceito de cidade inteligente. Tudo isso faz dela um lugar ideal para implementar o modelo de DTI, de maneira rápida e efetiva, e sem dúvida vai melhorar a experiência dos turistas e impactar na qualidade de vida dos moradores”, conclui La Rosa, diretor executivo do instituto Ciudades Del Futuro.

Encontro on-line aberto

Nesta quarta-feira (30/6), acontece de forma on-line o Encontro Curitiba Destino Turístico Inteligente – DTI, com a participação do Instituto Ciudades Del Futuro e do Ministério do Turismo. Durante o encontro, com início às 16h30, serão apresentados esclarecimentos do processo DTI Brasil, a posição de Curitiba neste cenário e o papel do trade do turismo na cidade.

Para participar basta se inscrever antecipadamente neste link.

Também participaram da reunião, Marcos Saito de Azevedo, do departamento de Turismo e Artesanato; Janaína Reatti, gerente de Turismo e Eventos; Wellington Medeiros, analista de Turismo; e Tisa Kastrup, curadora lojas #CuritibaSuaLinda.

- Anuncie Aqui -