Ação conjunta recolhe 2,5 toneladas de lixo no Sítio Cercado em Curitiba

www.asemananews.com.br
Foto: Divulgação

Uma ação conjunta envolvendo vários órgãos da Prefeitura resultou na retirada de 2,5 toneladas de lixo que haviam sido descartadas indevidamente em terrenos baldios e canteiros de ruas da Regional Bairro Novo.

“Nós fazemos estas ações regularmente recolhendo entulho descartado em locais impróprios com o objetivo de prevenir doenças como a dengue e manter os bairros limpos”, disse Fernando Werneck Bonfim, administrador regional.

Além de funcionários da Rua da Cidadania, a ação envolveu também integrantes dos núcleos da Guarda Municipal, das secretarias de Governo e do Meio Ambiente e da Fundação de Ação Social (FAS).

Lixo lotou um caminhão

As equipes visitaram cinco pontos de “bota-fora” no bairro Sítio Cercado e encontraram grande quantidade de lixo, como embalagens, plásticas, peças de isopor, pedaços de madeira, papel e embalagens de plástico. Um caminhão foi usado para remover todo o lixo.

Os pontos visitados foram nas ruas Carlos Roberto Ferreira (fundos do CMEI Vila Vitória), Professor Zacarias Liteka, esquina com Cid Marcondes de Albuquerque, e dois pontos da Rua Lauro Gentio Portugal Tavares: na esquina com a Lupionópolis e no cruzamento com a Sant’Ana do Itararé.

Como usar o Ecoponto

Além de monitorar pontos de “bota-fora”, os funcionários da Rua da Cidadania orientam os moradores como fazer o descarte correto do lixo. Nesse contexto estão os Ecopontos, locais de coleta instalados em vários locais da cidade.

“Bota-fora” na Rua Carlos Roberto Ferreira, fundos CMEI Vila Vitória.
Foto: Divulgação

Na Regional Bairro Novo, a Prefeitura instalou dois Ecopontos: o Guaçuí, que fica na Rua Guaçuí, esquina com a Travessa Eli Volpato, e o Osternack, na Rua Radialista Souza Moreno, 52, esquina com Rua José Otávio Meira dos Anjos, ambos no Sítio Cercado.

Os Ecopontos permitem o descarte correto de restos de construção civil, madeira, poda e limpeza de jardins, mobiliário e eletroeletrônicos inservíveis.

Tipos de materiais

Cada pessoa pode levar ao Ecoponto até um metro cúbico por dia de restos de construção, madeira ou poda. Móveis velhos e utensílios domésticos inservíveis de grande porte, materiais recicláveis, aparelhos eletroeletrônicos e óleo de cozinha pós-consumo também são recebidos. Um caminhão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente faz o recolhimento, encaminhando cada tipo de material para a destinação correta.

- Anuncie Aqui -