Exercícios corporais em casa funcionam?

Imagem: Jornal da USP

Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida, proprietário da QualiFis.

Este processo traumático, doloroso e triste, em diferentes sentidos, passado por cada um de nós, neste período pandêmico, forçou-nos a desenvolver e adaptar novas formas de conduzir nossas vidas. Muitas atividades rotineiras passaram por transformações. Algumas mais drásticas. Inclusive em nossa rotina para a prática dos movimentos corporais.  É fato que muitos se acomodaram e/ou desistiram dos exercícios corporais por inúmeros motivos.  Primeiro foi a impossibilidade de frequentar lugares destinados para atividades físicas que colaborou – grande erro estratégico dos gestores públicos -, mas depois e ainda agora o medo e a insegurança  predominam em grande parcela dos antigos frequentadores destes ambientes. Outros não se deram por vencidos e adaptaram sua rotina de treinamento para desenvolver sua prática de exercícios corporais em casa mesmo. Alguns gostaram tanto que não pretendem retornar para as academias. Momento de amadurecimento e diferentes tipos de aprendizados. Temos que saber lidar e assimilar os momentos de transformação. E a vida é justamente isso: mudanças! As únicas certezas que temos na vida é que um dia morreremos e que neste breve intervalo – momento aproveitado para enriquecer nossas experiências – mudanças acontecerão o tempo todo, com ou sem planejamento, você querendo ou não!

E as atividades motoras realizadas em casa podem ser um universo fantástico de experiência corporal. Descubra-se! Mas muitos ainda perguntam se este tipo de atividade pode ser tão eficaz quanto os realizado em um ambiente especialmente preparado para tal. É o que vamos tentar responder nesta matéria.

Diferentes estudos e a própria observação prática já nos mostram que os exercícios físicos domiciliares são muito eficazes e seguros em comparação aos programas físicos presenciais em centros especializados, embora a taxa de aderência para esta modalidade seja menor. Ou seja, é mais fácil o praticante desistir dela. E este é o grande desafio para quem faz a opção por este tipo de modalidade. Mas este é um problema que pode ser resolvido com o um monitoramento mais efetivo e contínuo quando realizado por um supervisor do programa, ou seja, com um profissional especializado nesta atividade. Pois os estudos também apontaram que os programas remotos quando supervisionados com um monitoramento frequente, desenvolvidos para a realidade do praticante, com apenas os materiais disponíveis em casa, com o check-in do praticante, com respostas a diários pré e pós treino e das atividades da vida diária, avaliações, ajustes, correções, ligações telefônicas, mensagens de apoio e estímulos, aulas on-line, vídeos e/ou ‘podcast’ sobre diferentes assuntos, enfim, usar e abusar dos recursos tecnológicos, conseguem superar as barreiras e colocam o praticante numa aderência à atividade muito mais efetiva.

A recomendação ideal, portanto, é: Procure por um profissional que desenvolva programas de exercícios físicos remotos individuais necessários à sua realidade e que faça uso destes recursos. Preferencialmente siga as orientações de um profissional de Educação Física para planejar o seu programa de exercícios em casa. Lembre-se que o planejamento de seus exercícios (periodização) é elaborado especificamente para o seu nível de condicionamento físico e todo o plano de exercícios é baseado em cima da sua saúde e condição física atuais. Por isso mesmo as aulas prontas, genéricas, da internet tem menor objetividade e podem inclusive não ser a recomendada para a sua condição de momento! Mas podem ser, sim, um impulso inicial para muitos. O importante mesmo é começar a se movimentar da maneira mais segura possível. Tenha sempre o seu exame médico em dia!

Afinal, praticar uma atividade corporal regularmente é fundamental para manter o corpo fortalecido, saúde imunológica em dia e ter mais saúde e bem-estar. E fazer exercícios em casa é, sim, uma ótima opção! Coloque os exercícios na sua rotina. Você ganhará mais saúde, um corpo em forma e maior autoestima! Na próxima matéria abordaremos as vantagens e algumas dicas para os exercícios realizados em casa; até lá!

A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE!

✅FAÇA A COISA CERTA!✅

Contatos >>

https://www.instagram.com/sergioqualifis

https://www.facebook.com/QualiFisPersonal/

 

- Anuncie Aqui -