Prefeito de Curitiba entrega títulos de propriedade para 560 famílias e três empresas

www.asemananews.com.br
Foto: Pedro Ribas/SMCS

O prefeito Rafael Greca entregou, nesta quarta-feira (1/9), na sede da Prefeitura, documentos de propriedade para beneficiar 560 famílias que habitavam áreas irregulares no Tatuquara, Cajuru e Prado Velho, além de títulos que garantiram a posse da terra a três empresas localizadas na Cidade Industrial de Curitiba. As ações tornam os moradores proprietários oficiais de seus terrenos e asseguram a geração de empregos na CIC.

“Hoje estas famílias passaram a fazer parte da cidade formal, após anos na irregularidade. Priorizamos os contratos em nome das mulheres, pois elas são os pilares da família. Com o documento em mãos, a propriedade da terra está garantida e poderá ser passada de geração em geração”, destacou Greca.

Participaram da cerimônia o presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), José Lupion Neto; o presidente da Curitiba S.A, Bruno Rocha; o diretor técnico da Cohab, Mauro Kugler; a diretora de Relações Comunitárias da Cohab, Meiri Morezzi; e a assessora de Regularização Fundiária da Cohab, Melissa de Athayde Cunha Kesikoski.

“A titulação dos moradores é a última etapa do longo processo de regularização fundiária. Nas três vilas que foram beneficiadas hoje nosso trabalho começou anos atrás, com o reassentamento de moradores de áreas de risco, obras de infraestrutura como pavimentação de ruas, redes de água, esgoto e recuperação ambiental”, explica Lupion.

Foram titulados 326 lotes da Vila Bela Vista da Ordem, no Tatuquara, 144 da Vila Acrópole, no Cajuru, e 90 da Vila Prado, no Prado Velho. O prefeito entregou os títulos para três famílias – uma representante da cada vila contemplada.

A família de Adilson e Vera Peixoto mora na Vila Acrópole há 20 anos, onde cresceu a filha Nicole, hoje com 22. “Desde criança eu ouço meus pais falarem que nossa casa era irregular. Nos anos anteriores melhorou bastante toda estrutura da vila e agora com esse documento é uma segurança de que nossa moradia um dia vai ficar para mim”, afirmou a jovem recém-formada em Química.

Para a autônoma Ivone Aparecida Antonietti, 42 anos, a titulação é a realização de um sonho. Moradora da Bela Vista da Ordem há 17 anos, ela descreve a sensação.

“É um sonho para mim e para todos os moradores da Bela Vista da Ordem. Foi muita luta, anos de espera, mas agora além de regularizado está tudo asfaltado, com água, luz, antes a gente não tinha nada disso”, lembra Ivone.

Moradora há mais de 30 anos da Vila Prado, a encarregada de serviços gerais Maria Aparecida Machado relembra o período em que vivia em uma moradia precária nas margens do Rio Belém e compara com agora.

“Passamos muitas dificuldades, não tinha como receber correspondência, havia o mau cheiro. Hoje na minha casa nova e agora regularizada é como ter uma nova identidade, temos mais segurança, saúde, é outra qualidade de vida”, ressalta.

Melhorias

A Cohab e a Prefeitura fizeram diversas melhorias estruturais para possibilitar a titulação dos moradores. Na Vila Acrópole, entre 2017 e 2020, a Cohab reassentou 52 famílias que viviam de forma precária nas margens do Rio Atuba. Também executou 2km de pavimentação de vias, implantou 2,7km de redes de drenagem e 3,7km de redes de água e esgoto.

A Vila Bela Vista da Ordem surgiu no ano de 2004. Na segunda gestão do prefeito Rafael Greca (entre 2018 e 2020) 64 famílias que viviam em áreas de risco receberam novas moradias. Em 2019 a vila recebeu importantes obras de infraestrutura – foram pavimentados 2,7km de vias, implantados 3,5km de redes de drenagem e 4,2km de redes de água e esgoto.

Em 2021 a Cohab implantou com os moradores uma horta urbana comunitária, onde antes era um terreno usado para despejo irregular de resíduos. Atualmente estão em processo licitatório 53 placas fotovoltaicas do projeto Cohab Solar para a Vila Bela Vista da Ordem.

A Vila Prado recebeu moradores que foram reassentados das margens do Rio Belém, no Prado Velho. Entre 2017 e 2020 foram entregues 61 sobrados, em local seguro e urbanizado. Os títulos de propriedade foram disponibilizados para todas as 90 famílias que habitam o conjunto.

Empregos garantidos

O trabalho de regularização fundiária da cidade também beneficia a economia local. Só no primeiro semestre de 2021, mais de 186,5 mil metros quadrados de área da CIC tiveram projetos aprovados com o trabalho da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (Curitiba S.A), empresa responsável pela regularização fundiária de terrenos no local.

No total, foram aprovados seis projetos das empresas Yellow Mac, Paulista Realty Center e Pepsico do Brasil.

“Uma das principais consequências desses esforços é a garantia de que essas empresas continuem na capital paranaense, gerando empregos e arrecadação de impostos para o município poder reverter em melhorias”, avaliou o diretor-presidente da Curitiba S.A,  Bruno Rocha, durante a entrega dos títulos aos empresários.

Entre os representantes das empresas, esteve um dos sócios-proprietários da Yellow Mac, Paulo Sambulski. A empresa de comércio de peças para tratores existe há 31 anos e há cerca de 20 buscava a transferência da matrícula para sua área de mais de 9 mil metros quadrados. “Nunca pensamos em sair da CIC e tivemos total atenção da Curitiba S.A em todo o nosso processo”, contou Sambulski.

Referência

De 2017 a 2020, mais de 260 empresas de diversos setores da economia tiveram seus projetos de regularização aprovados com os esforços da Curitiba S.A, o que corresponde a uma área de mais de 3 milhões de metros quadrados. Para Rocha, o aumento na aprovação e conclusão dos processos de regularização fundiária deve-se à otimização e agilidade dos procedimentos ocorridos nesta gestão.

A Companhia oferece segurança social e jurídica às empresas implantadas na CIC, disponibilizando todo assessoramento técnico para a instalação e funcionamento. Em razão desta atuação, mais de duas mil indústrias e empresas da CIC procuraram o serviço de assessoria empresarial prestado pela Companhia também nos últimos quatro anos, com suporte técnico para soluções relacionadas ao uso e ocupação do solo, em conformidade com a legislação referente à CIC.

Entre as questões solucionadas, estão projetos de regularização fundiária urbana, retificações de áreas e metragem dos lotes, alinhamento predial de ruas na CIC, alvarás de construção e funcionamento, além de conclusões de obras e outras atividades.

O diretor-presidente lembrou, ainda, que são quase 50 anos de experiência que tornaram a Curitiba S.A. modelo em regularização fundiária urbana, com foco na área industrial e empresarial. “Somos procurados como referência em regularização por empresas de outras áreas e de outros municípios da região metropolitana”, completou.

- Anuncie Aqui -