Agir salva vidas

Imagem: Divulgação

Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida, proprietário da QualiFis.

Setembro Amarelo >>> Mês destinado para intensificar as campanhas contra o Suicídio.

Apesar do tema ainda ser considerado um tabu, devemos sim conversar sobre ele. O suicídio tem se tornado umas das principais causas de morte principalmente entre os jovens.  E a situação piorou com a pandemia. De acordo com o relatório Suicide Worldwide, publicado pela OMS em junho, mais de 700 mil pessoas morreram por suicídio em 2019, o que representa uma a cada 100 mortes. No Brasil, são aproximadamente 13 mil pessoas/ano. A maioria dos suicídios, 96,8% dos casos, está relacionada a distúrbios mentais, como depressão, transtorno bipolar e ao uso de substâncias.

O Centro de Valorização da Vida (CVV), por meio do telefone 188, é um canal permanente de apoio. Em diversidades cidades, há também um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) que oferece auxílio em horários comerciais. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelo telefone 192, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193, também podem e devem ser acionados quando ocorrem casos de tentativas de suicídio.

E, dentre as muitas coisas que podem ajudar no controle deste terrível problema estão, a atividade física recreativa, os esportes coletivos, os exercícios corporais em suas mais variadas formas, enfim, todo e qualquer tipo de movimento. A prática de movimentos corporais é capaz de desenvolver melhorias significativas em diferentes capacidades físicas – especialmente a força – que interferem no nível da aptidão física, na saúde e na qualidade de vida.

Um estudo recente comparou a prevalência de pensamentos suicidas em quase 9.000 pessoas com diferentes níveis de força (Cao et al., 2020). E os resultados apontaram que, no geral, um aumento na força estava associado a uma redução de 16% na chance dos indivíduos terem pensamentos suicidas. E ainda que, ganhos em altos níveis de força reduziam a probabilidade de ter pensamentos suicidas em incríveis 37%!

Apesar de sempre ser delicado usar estudos de associação para estabelecer relações de causa e efeito, os autores consideraram algumas hipóteses, como o fato de baixos níveis de força levar a um quadro pior da aptidão física geral que afeta diretamente na saúde e também na qualidade de vida. Isso tudo acaba por refletir significativamente no estado de humor e mental.

Dados como esse nos faz perceber que o nível da aptidão física tem sido cada vez mais associado com diversos desfechos importantes, o que também traz uma enorme complexidade e inter-relacionamento entre os muitos fatores envolvidos na saúde física e mental. Mas a importante conclusão é que o Movimento é capaz de salvar vidas!

No mês dedicado mundialmente na Prevenção do Suicídio, que fique o alerta para pessoas com baixa aptidão física, inativos fisicamente com comportamentos predominantemente sedentário, para considerar algum tipo de mudança positiva na rotina da sua vida diária que possa proporcionar um viver melhor. Também serve para ficarmos atentos às pessoas que estão ao nosso redor e que possam estra com algum transtorno no humor. Muitas vezes uma boa conversa, ser mais empático, um convite para um café, um passeio ou até mesmo um simples abraço, é capaz de transformar e salvar alguém.

Mas, no final, ninguém motiva ninguém a mudar o comportamento!
O que podemos fazer e criar condições favoráveis para as pessoas despertarem, sensibilizarem e se motivarem para as mudanças necessárias.

Todos podemos participar de alguma maneira, a campanha Setembro Amarelo® salva vidas! Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo®. O dia 10 deste mês foi, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano. Acesse a página https://www.setembroamarelo.com/ e veja como ajudar.

Informação de qualidade salva vidas!

A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE!

✅FAÇA A COISA CERTA!✅

Contatos >>

https://www.instagram.com/sergioqualifis

https://www.facebook.com/QualiFisPersonal/

- Anuncie Aqui -