Covid-19: Fazenda Rio Grande registra menor taxa de transmissão desde o início da pandemia

www.asemananews.com.br

Na última semana, a taxa de transmissão (Rt) pelo novo coronavírus em Fazenda Rio Grande chegou ao menor índice desde o início da pandemia.

A taxa está mais baixa que a média nacional e estadual. A taxa registrada na última sexta-feira, é de 0,81 significando que, cada 100 pessoas com Covid-19 podem contaminar outras 81, o que demonstra remissão da pandemia no município.

No Paraná, a taxa de transmissão na última semana, foi de 0,98, enquanto que no país o índice é de 1,03. O índice representa o número médio de pessoas contaminadas por cada infectado pelo vírus.
“Quando essa taxa é igual a 1, significa que 100 pessoas infectam outras 100 pessoas. É importante que essa taxa se mantenha abaixo de 1 para que mantenhamos o declínio da curva epidêmica da Covid”, explicou a diretora de Vigilância Municipal em Saúde, Nelcelí Garcia.

O prefeito Dr. Nassib Hammad, destacou que desde o último pico, registrado no mês de junho, quando o Rt do município estava em 1,51 (cada 100 pessoas contaminavam outras 151), a transmissão só vem reduzindo, e desde 1º de julho, está abaixo de 1.
“É uma evidência de que as medidas de controle que temos adotado no município, têm favorecido a queda da pandemia, além do aumento da vacinação, que tem sido prioridade em nossa gestão; com a implementação do ponto extra, mesmo com o número de habitantes muito maior do que o registrado no IBGE, conseguimos acelerar a vacinação e estamos encerramos o mês de setembro com 106.265 doses aplicadas e a população de 18 anos ou maiores, vacinada. Isso tem melhorado todos os indicadores da pandemia em Fazenda Rio Grande”, afirmou Dr Nassib.
O secretário municipal Paulo Coelho, comemorou o declínio da pandemia em Fazenda Rio Grande e parabenizou os profissionais de saúde engajados nesta luta e colaboradores que, de alguma forma, contribuíram de modo positivo para a queda nas taxas da pandemia no município.

“Após um ano e meio de luta contra a pandemia, começamos a observar em nosso município, um cenário mais favorável e com tendência de queda”, pontuou o secretário.
“Prosseguiremos com a vacinação, visando imunizar toda a nossa população elegível, mantendo os cuidados básicos de convívio social e as regras de higiene com o uso da máscara, e assim, coletivamente, haveremos de vencer este vírus, até não registrarmos mais casos de Covid-19 em Fazenda Rio Grande,” finalizou.

- Anuncie Aqui -