Fazenda Rio Grande alinha ações com o IBGE para o Censo 2022

Uma reunião entre representantes do IBGE e o prefeito de Fazenda Rio Grande, Dr. Nassib, nesta semana, definiu os locais que o IBGE utilizará como base no município para a realização do Censo 2022. O Instituto que deve iniciar as atividades na cidade em fevereiro do próximo ano, já o Censo terá início no mês de junho. O IBGE terá postos no Parque Verde e no Shopping Plaza.

A expectativa é que sejam corrigidas as distorções em relação ao número de habitantes e o município passe a ter maior participação na distribuição de recursos – cujos valores são calculados conforme os dados do IBGE. Em 2010 o Instituto divulgou 103 mil habitantes, porém, a estimativa é de que esteja atualmente em 180 mil moradores.

O prefeito Dr. Nassib considera importante a realização do Censo. “Temos uma população muito maior do que está registrado atualmente e ao corrigir teremos mais condições de investir nos serviços públicos”, comentou.

O secretário de Urbanismo, Cel. Prates, participou da reunião e ressaltou que “essa atualização é mais que necessária”. “Fazenda Rio Grande é um dos municípios que mais cresceram no Paraná e a nossa estimativa é de que estejamos com 180 mil moradores, baseado em dados do número de ligações da Sanepar e da Copel”, avaliou.

Além dos pesquisadores, a Prefeitura também irá disponibilizar tecnologia para que a população possa participar de forma mais efetiva. Os moradores interessados poderão se inscrever e retirar uma senha de acesso para que possam responder o questionário de forma online.

“A participação da população é fundamental para que tenhamos o melhor diagnóstico e dados técnicos do município”, disse Prates.

Segundo o coordenador censitário de Subárea do IBGE, Roberson Garcia, o crescimento da cidade deverá ser confirmado no novo censo. “Estamos confiantes de que o censo seja realizado e os dados atualizados”, disse.

Anteriormente previsto para 2020, o Censo foi remarcado para 2021, porém, com a pandemia, a data precisou ser novamente revista. O Censo deve garantir 126 vagas de pesquisadores para Fazenda Rio Grande e novas inscrições deverão ser abertas para os interessados.

- Anuncie Aqui -