Secretaria de Educação de Pinhais garante formação continuada para profissionais na pandemia

www.asemananews.com.br
Com o formato EAD foi possível adequar o processo de formação, bem como o atendimento dos alunos

A Formação Continuada dos Profissionais da Educação está entre as prioridades da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com o objetivo de proporcionar a melhoria do desempenho profissional e consequentemente da prática pedagógica. Sendo assim, ocorrem formações para os profissionais da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos.

Até o ano de 2019 as formações eram realizadas no formato presencial, porém, com a chegada da pandemia, no início de 2020, foi necessário uma reorganização de todo o processo de formação continuada, bem como, dos recursos e ferramentas utilizadas para este fim. “Foi necessário adequar e redimensionar todo o processo de formação para o formato online, ou seja, todas as formações desde então estão sendo realizadas de forma remota, desde os cursos de curta duração até os grandes eventos como o Proficiência que é realizado com todos  profissionais da educação em um único dia”, esclarece a diretora do Departamento de Ensino, Raquel Simas.

Plataforma Google for Education

No início de 2019, a Semed iniciou a implantação da Plataforma Google for Education – Ferramentas do GSuite, que consiste num conjunto de soluções tecnológicas para instituições educacionais com foco na inovação, tecnologia, recursos pedagógicos e de produtividade para professores e alunos. “O uso intenso de dispositivos tecnológicos de informação e comunicação como computadores, celulares e tablets, entre outros, mudou a forma que crianças e jovens interagem com o mundo, então, é imprescindível que a escola como espaço educacional esteja também inserida nestas mudanças e inovações”, explica Raquel.

As formações no modo online são realizada por meio da Plataforma Google Sala de Aula, que é uma sala virtual, onde utiliza-se de maneira integrada várias ferramentas e aplicativos do GSuite for Education, como: Google Drive, Google Meet, Google Chats, transmissões ao vivo e gravadas pelo youtube, Google documentos, Google Planilhas, Google formulários e Google Sites entre outros.

Nestas plataformas também é possível aplicar tarefas e atividades, fazer a correção manual ou automática, dar notas e feedbacks e interagir em tempo real com os estudantes, disponibilizando materiais complementares, vídeos explicativos e enquetes. “O Google Sala de Aula e os outros aplicativos do Google são acessíveis de todos os dispositivos, ou seja, suportam desde o uso no computador ao uso no smartphone”, complementa a diretora de Ensino.

O Google Sala de Aula também é utilizado pelas escolas para formação em serviço dos professores e alunos e permite o contato por e-mail diretamente com os pais, possibilitando que acompanhem as atividades realizadas, tarefas de casa e notas. “Isso é possível tudo em um único lugar, estreitando assim a comunicação entre a comunidade e a escola”, destaca Raquel.

Para a diretora, as soluções tecnológicas foram de grande importância no período da pandemia onde o distanciamento social se fez necessário e as escolas substituíram o ensino presencial pelo ensino remoto. “Marca uma nova fase para a Educação de Pinhais, onde professores e alunos tiveram que se reinventar e se adaptar às novas formas de ensinar,  aprender, interagir, avaliar, entre outras dimensões presentes no processo ensino e aprendizagem”, finaliza.

- Anuncie Aqui -