Mais barata que uma coxinha, refeição no Restaurante Popular de curitiba é farta e de qualidade

www.asemananews.com.br
Foto: Pedro Ribas/SMCS

Arroz, feijão, carne, salada e uma fruta de sobremesa. O que para muitos é uma refeição simples, para alguns frequentadores dos cinco restaurantes populares da Prefeitura é o único prato do dia. São 4,7 mil pessoas atendidas diariamente nos espaços administrados pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), entre idosos carentes, pessoas em risco social e trabalhadores de baixa renda.

Nos restaurantes populares de Curitiba, todos têm acesso a um cardápio balanceado, a R$ 3.

“Nem uma coxinha consigo comprar com este valor. Muito menos comer bem como eu como aqui”, diz o carpinteiro autônomo Celso de Oliveira, 56 anos, frequentador diário do Restaurante Popular da Rua da Cidadania da Matriz, na Praça Rui Barbosa (Centro).

De acordo com Oliveira, as refeições parecem comida caseira. “Tudo é simples e muito saboroso”, reforça o carpinteiro.

Para garantir a qualidade das refeições, cozinheiros, auxiliares, nutricionistas e técnicos em nutrição elaboram os cardápios nas cozinhas dos restaurantes da Matriz, Capanema, Sítio Cercado, CIC/Fazendinha e Pinheirinho.

O cardápio muda todo dia e é formado sempre por seis itens: arroz, feijão, carne, um acompanhamento, salada e sobremesa.

“Tudo precisa ser saudável e balanceado. Não há fritura, a carne é sempre assada, cozida ou grelhada. O acompanhamento, normalmente, é um legume refogado. A salada deve ser crua ou cozida. Já a sobremesa, na maioria das vezes, é uma fruta”, explica Morgiana Maria Kormann, coordenadora da rede de restaurantes da Prefeitura.

Os locais ficam abertos para almoço de segunda à sexta-feira, das 10h às  14h (dependendo da unidade), e são fornecidas 1,8 mil refeições por dia no restaurante popular da Matriz, 500 no Capanema e 800 nos três outros pontos.

Nos últimos quatro anos, a Prefeitura renovou todos os restaurantes populares da capital e, reabriu, em 2018, a unidade do Capanema, que estava fechada desde 2000. “É um local limpo, agradável e a comida é sempre deliciosa, além de barata”, confirma o cobrador de ônibus Florites Machado, 62 anos.

- Anuncie Aqui -