Educação de Jovens e Adultos (EJA) forma novos alunos em Quatro Barras

www.asemananews.com.br

Para 2022, coordenação do programa estuda ampliação de dois polos para Fase I e II

Alunos de Quatro Barras participaram na noite desta quarta-feira (15) da cerimônia de formatura do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Em um evento preparado especialmente para celebrar o fechamento deste novo ciclo, formandos, professores e equipe pedagógica relembraram a trajetória de aprendizado ao longo do ano.

Entre fevereiro e dezembro eles receberam aulas do Ensino Fundamental I, que compreende do 1º ao 5º ano, na Escola Municipal Devanira Ferreira Alves. As aulas foram oferecidas inicialmente no sistema híbrido, mas passado o período crítico da pandemia, os alunos do EJA foram os primeiros a retornar ao modo presencial, com a autorização do Comitê da Covid-19.

“Tivemos alunos muito assíduos, que vieram a todas as aulas. Alguns estão se formando agora e outros completarão a carga horária no ano que vem”, contou a coordenadora do EJA no município, Josiane da Silva Pires Augusto.

Segundo ela, a Secretaria de Educação tem planos de expansão do EJA para o ano que vem, com a possível abertura de dois novos polos. Um deles, destinado à Fase 1, seria na Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, na Campininha, para facilitar o acesso a moradores da área rural.

O outro polo, através de parceria com o Governo do Estado, destinado à Fase II (do 6º ao 9º ano), seria no Colégio Estadual Arlinda Ferreira Creplive, que também seria um ponto estratégico para a continuação do ensino do EJA, já que esta fase hoje só é oferecida no Colégio André Andreatta, na Borda do Campo.

A meta, segundo a coordenadora, é que os alunos não parem de estudar. “Nunca é tarde para começar a aprender. Hoje temos alunos de 70 anos. E a cada turma aumenta a convicção de que este esforço vale a pena. O conhecimento traz independência, autonomia, eleva a autoestima e traz reflexos positivos em todas as áreas, seja no cotidiano da vida ou no trabalho. Por isso, nossa intenção de ampliar os polos e facilitar o acesso ao ensino”, destacou Josiane.

Matrículas
As matrículas para o EJA 2022 já estão abertas. Pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio, ou que nunca iniciaram seus estudos, poderão se inscrever e iniciar uma nova fase de vida.

Interessados devem procurar a Escola Municipal Devanira Ferreira Alves, no Centro, ou a Secretaria Municipal de Educação, de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Também há plantão na Escola Devanira, de segunda à quinta, das 17h às 21h, para entrega de documentos e fichas de matrícula. Mais informações, basta entrar em contato pelo telefone: (41) 3671-8800, ramal 7827 ou 7988.

- Anuncie Aqui -