Deputado Romanelli destaca importância do reajuste do salário mínimo do Paraná

www.asemananews.com.br
Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB). Créditos: Cleverson Lima

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) destacou, nesta terça-feira (1º), a importância da reposição concedida ao salário mínimo do Paraná, que teve reajuste de 10,16%, equivalente à integralidade do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 2021. O piso regional varia de R$ 1.617,00 a R$ 1.870,00.

“Iniciamos esta política de valorização do trabalhador paranaense há mais de 15 anos e ela se mantém dentro daquilo que projetamos. Que o Paraná tenha um piso regional muito superior ao salário mínimo nacional”, afirmou Romanelli, que já foi secretário estadual do Trabalho e era líder do governo quando a Assembleia Legislativa aprovou a lei que institui o salário mínimo paranaense, em 2006.

A lei, que estabelece os valores do piso para 2022, foi sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e atende categorias de trabalhadores que não têm dissídio coletivo, data-base ou regulação por lei federal. A definição do reajuste é responsabilidade de um comitê tripartite, que envolve representantes do Governo, dos trabalhadores e dos empregadores.

São quatro faixas salariais, que beneficiam técnicos de nível médio; trabalhadores de serviços administrativos do setor de serviços e vendedores do comércio em lojas e mercados; trabalhadores agropecuários, florestais, da caça e pesca; da produção de bens e serviços industriais; e de manutenção e reparo.

- Anuncie Aqui -