Hidratação, não descuide dela!

Foto: Reprodução

Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida.

Daremos, hoje, um pano de fundo geral sobre este vasto território que é a hidratação. Nessa época do ano (verão) a água assume um papel ainda mais importante no nosso dia a dia. Se no inverno muitas vezes esquecemo-nos de tomá-la, com as altas temperaturas, sempre nos lembramos de manter uma garrafinha de água por perto e uma jarra esfriando na geladeira, não é mesmo? Não!?

Pois bem, nos dias mais quentes ocorre maior perda de líquidos e minerais devido ao aumento da temperatura corporal e à transpiração excessiva. Portanto, a ingestão de líquidos deve ser aumentada. O recomendado é ir bebendo água ao longo do dia e não esperar que a sede apareça, já que esse é o primeiro sinal de desidratação.

Tales de Mileto foi um dos primeiros pensadores a identificar a água como uma substância material primordial. Para ele, esta seria a origem e matriz de todas as coisas e, consequentemente, todos os seres existentes seriam produtos da transformação da água. Em complemento a afirmação de Mileto, a biologia tem nos mostrado ao longo dos anos que a relação dos seres humanos com a água é muito mais profunda do que imaginamos à primeira vista. Ela nos ensina que não pode haver vida sem água e isso se dá pelo fato de que todo o ser vivo – plantas, animais e o homem – precisa dela para se desenvolver plenamente (física e mentalmente).

A importância da hidratação é um assunto que merece espaço. O corpo humano é composto essencialmente de água, por isso esta substância é tão importante e necessária à manutenção da vida. Constituindo de 65 a 70% do organismo, a água é elemento fundamental para o seu funcionamento adequado. Podemos passar um longo período sem nos alimentar, mas sem água morreríamos em poucos dias. Estudos apontam que, sem água, é possível sobreviver por um tempo quatro vezes menor do que sem a ingestão de comida. E que se o homem perder mais de 20% de seu conteúdo normal de água, a morte acaba sendo iminente (e até muito dolorosa). A água é um componente essencial para todos os tecidos do organismo, para os processos fisiológicos de digestão, absorção e excreção e nas reações metabólicas. Ainda, atividades cerebrais, intestinais e musculares apresentam melhor desempenho quando o corpo está mais bem hidratado. Além do bom funcionamento do organismo, a hidratação reflete também na aparência e na textura da pele, sem contar a sua importante função na performance de atividades físicas, modalidades esportivas ou exercícios físicos, principalmente os mais intensos ou de longa duração.  Desempenha ainda papel chave na estrutura e na função do sistema circulatório, age como um meio de transporte para os nutrientes, oxigênio, gás carbônico e todas as substâncias corpóreas, na eliminação de substratos tóxicos advindos do metabolismo energético, além de ter função direta na manutenção da temperatura corporal (termorregulação através da sudorese). E é justamente neste processo que perdemos a maior quantidade de água.

Mas o que é a sudorese? Nada mais do que um processo fisiológico que retira o calor de dentro do corpo jogando-o para fora. E utiliza, neste processo, muita água e sais minerais. É o nosso radiador! Entretanto, vale destacar que o suor, por si só, não resfria o corpo. Para que isso aconteça, é necessária a sua evaporação. Durante o clima quente, especialmente no verão, devido ao aumento da temperatura, há perda de maior quantidade de água e eletrólitos (sais minerais) através da transpiração para tentar manter a temperatura interna do corpo numa temperatura adequada e segura para os tecidos, órgãos e sistemas. Essa perda de água, por sua vez varia muito de pessoa para pessoa e a maioria dos especialistas concordam que a necessidade deste precioso e vital líquido varia conforme a idade, a estrutura corporal, o gênero, o ambiente/clima (temperatura, umidade relativa do ar, vento e radiação solar) e o nível de atividades físicas, modalidade esportiva ou exercícios físicos praticados por cada indivíduo.  Mas, em média, é natural durante um dia de temperatura amena, confortável – em repouso – nós perdermos entre 30 a 40ml de água/Kg de peso corporal. Ou seja, uma pessoa de 70kg, durante o dia, sem atividades físicas, perde em torno de 2,1 a 2,9 litros de água. Essa perda ocorre, além da transpiração (sudorese – que pode ser aparente ou não), pelas fezes, pela urina e pela respiração. E como o nosso organismo não possui nenhum mecanismo para armazenar a água, essa quantidade perdida, a cada momento, deve ser reposta para manter a saúde e a eficiência do organismo.

IMPORTANTE >> NÃO IMPEÇA A SUDORESE – PELA EVAPORAÇÃO – DE ACONTECER! NÃO USE PLÁSTICOS POR BAIXO DA ROUPA! ISSO É SUICÍDIO!
VOCÊ DEVE FACILITAR AO MÁXIMO ESTA TROCA DE CALOR! USE ROUPAS COM MATERIAIS QUE FACILITEM ESTE MECANISMO. CREMES A BASE DE ÓLEO TAMBÉM DIFICULTAM A TROCA DE CALOR POR MEIO DESTA IMPORTANTE VIA.


Água não engorda, não dá barriga e deve ser consumida sempre, mesmo antes do organismo dar o sinal da sede. Tenha uma garrafa de água sempre por perto! Continuaremos com este importante assunto no próximo artigo!

✅FAÇA A COISA CERTA!✅

AFINAL… A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE!

Contatos >>

https://www.instagram.com/sergioqualifis

https://www.facebook.com/QualiFisPersonal/

 

- Anuncie Aqui -