Fotógrafo Carlos Renato Fernandes lança projeto “Assim é Pinhais” em menção aos 30 anos do município

www.asemananews.com.br
Aprovado no Profice, terá como ação principal a exposição virtual a ser lançada no próximo dia 29 de março, pelo canal oficial da Prefeitura no Youtube

O projeto Assim é Pinhais, do fotógrafo Carlos Renato Fernandes, compila as diversas visões do artista sobre a cidade que o acolheu. Em decorrência da pandemia da Covid-19, a iniciativa precisou ser adaptada e mudar para o formato virtual. A exposição é dividida em quatro salas: históricas, urbanas, turismo e belezas naturais e será lançada no próximo dia 29 de março, às 20h, no canal oficial da Prefeitura (youtube.com/prefeituradepinhais). O projeto também homenageia Pinhais pelos seus 30 anos.

“Mudar o ambiente da exposição que passa a ser virtual, experiência essa que considero incrível, pelo fato de abranger um número maior de visitantes, levando Pinhais para o mundo”, destaca o curador de “Assim é Pinhais”, Marcos Oliver.

A exposição, que também dá origem a um catálogo especial, traz recortes da menor cidade em extensão territorial do Estado do Paraná, localizada na Região Metropolitana de Curitiba. Pequena em território, mas gigante em suas belezas, a terra dos pinheirais despertou a atenção do fotógrafo que apresenta, neste projeto, registros naturais e urbanos. Para Carlos Renato Fernandes,  “Assim é Pinhais, bem como o catálogo que a acompanha, irão fortalecer na população de Pinhais o orgulho de suas origens tão ricas quanto a sua generosa natureza.”

Além disso, o tour virtual traz também um contraste remetendo à memória afetiva, individual e coletiva, bem como a pesquisa e seleção de fotos históricas pelo historiador Anderson Hoch Martins. “Por ser morador da cidade fiquei muito contente pelo convite para a curadoria por ter o prazer de olhar minha própria cidade por outros olhos. Pinhais vem num acelerado ritmo de transformação e se faz necessária essa coletânea de Carlos Renato, registrando  momentos, transmitindo sentimentos”, declara Oliver.

Marcos Oliver parafraseando o fotógrafo francês Henri Cartier Bresson destaca que: “fotografar é colocar na mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração”. Para ele assim o fez Carlos Renato ao olhar Pinhais. “Convido a todos e todas para o deleite das imagens da exposição ‘Assim é Pinhais’”.

O projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE, da Secretaria de Estado de Comunicação Social e da Cultura, do Governo do Estado do Paraná, é realizado com incentivo da Copel e com o apoio da Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

Lançamento da exposição

O lançamento da exposição “Assim é Pinhais” acontece no dia 29 de março, terça-feira, às 20h, no canal oficial da Prefeitura – youtube.com/prefeituradepinhais. Na sequência, é possível conhecer a exposição visual pelo site http://assimepinhais.com.br/

Sobre o fotógrafo

O curitibano Carlos Renato Fernandes descobriu dentro de um consultório odontológico que sua paixão na verdade era a fotografia. No início dos anos 80, o então dentista deixou para trás o consultório e a faculdade de medicina que cursava na época, para se dedicar àquilo que mais gostava.  Nascido em 1938, Tarzan – apelido que ganhou ainda criança – hoje é escritor e fotógrafo da natureza.

Oficinas

Como parte das atividades, além da exposição virtual, haverá a realização de oficinas e lives. A oficina “Fotografia Mobile – Fotos contam histórias”, foi realizada pelo fotógrafo jornalístico Theo Marques, e dividida em dois módulos, que aconteceram no CEEBJA Zilda Arns. Nos encontros foram  abordados temas como composição e enquadramento, iluminação, fotografia como ferramenta de transformação, entre outros assuntos. As fotos dos alunos serão publicadas nas redes sociais do projeto.

- Anuncie Aqui -