Após o Dia D de Vacinação, tem início a segunda fase da campanha contra gripe e sarampo em Fazenda Rio Grande

www.asemananews.com.br

O último sábado (30/04) foi dia de vacinação contra a gripe e sarampo em todas as unidades de saúde do município e 1.122 pessoas foram vacinadas entre idosos, crianças e trabalhadores da saúde.
A Secretaria de Saúde informa que, nesta segunda-feira (2), se inicia a 2ª fase da campanha onde a vacinação contra a gripe será expandida para os seguintes grupos: gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
A vacinação contra o sarampo, é para as crianças de 6 meses a 4 anos e trabalhadores de saúde.

O secretário de Saúde Dr. Gabriel Aquino, reforçou sobre a importância da vacinação em tempo oportuno.
“É muito importante que as pessoas se vacinem contra a gripe. Parece uma doença simples, sem complicações, mas não é, afirmou, explicando que a influenza é a porta de entrada para as pneumonias graves, levando, inclusive, a casos de internação e complicações severas. Somente a vacina pode prevenir também o vírus transmissor do sarampo, por isso é muito importante que todos os pais levem seus filhos para tomarem a vacina para que fiquem protegidos”, explicou o secretário.

A diretora de Vigilância em Saúde, Nelcelí Garcia, ressaltou que a vigilância dos tipos do vírus que circularam pelas populações no ano anterior é contínua. “Sabemos que tivemos um surto do subtipo H3N2 e ele já está presente na vacina atual, por isso, é tão importante que todos os grupos indicados procurem a Unidade de Saúde para se vacinarem contra a gripe, evitando assim, que tenhamos um aumento do número de casos, igual ao que tivemos no final de 2021”, salientou.

A diretora frisou que as duas vacinas podem ser aplicadas simultaneamente, “Não podemos perder oportunidades quando as crianças, principalmente, vêm a locais de vacinação, já aproveitamos para fazer a atualização do cartão de vacinas. Hoje, especificamente, nosso foco principal é gripe e sarampo”.

VACINA – Produzida pelo Instituto Butantan, a atual versão da vacina da Influenza é trivalente, sendo composta pelo vírus H1N1, H3N2 (Darwin) e a cepa B. O imunizante é anualmente atualizado para que a dose seja efetiva contra as novas cepas identificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

- Anuncie Aqui -