Saúde de Fazenda Rio Grande alerta para o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

No encerramento das ações de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes realizadas no mês de maio pela prefeitura municipal, a Secretaria de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância, promoveu a conscientização para este tema envolvendo as Unidades Básicas de Saúde, junto à população.

A violência sexual de crianças e adolescentes pode ocorrer em várias idades (incluindo bebês). O abuso sexual se configura quando a criança é utilizada por adulto, ou até um adolescente, para praticar algum ato de natureza sexual. Já a exploração sexual é quando eles são utilizados com propósito de troca ou de obter lucro financeiro ou de outra natureza em turismo sexual, tráfico, pornografia, ou também em rede de prostituição.

De acordo com dados da Secretaria de Direitos Humanos, apenas 10% são denunciados no Brasil.

Em 2021, o Disque 100 e o Ligue 180 registraram cerca de 102 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes e considerando que apenas 10% dos casos são denunciados, a realidade brasileira provavelmente ultrapassa 1 milhão de casos por ano. Em Fazenda Rio Grande, no ano de 2021, foram atendidos e notificados 519 casos e procedidos os encaminhamentos necessários.

A diretora de Vigilância em Saúde Nelcelí Garcia explica sobre este assunto ainda ser censurado na sociedade, impedindo muitas vezes de livrar uma criança da violência.

“Se não abordarmos e esclarecermos sobre o assunto, não conseguiremos proteger nossas crianças e adolescentes. Para prevenir o abuso e exploração sexual, devemos conversar sobre o tema e quebrar esse tabu, principalmente com nossos filhos”, alertou.

A diretora aponta que, a internet pode ser utilizada a este favor,

“Há diversos materiais que educam para a prevenção da violência para crianças e adolescentes, como por exemplo a série ‘Que Corpo é Esse?”, parte do projeto Crescer Sem Violência, desenvolvido pelo Canal Futura em parceria com Childhood Brasil e Unicef Brasil. Há também livros infanto-juvenis que abordam o tema da prevenção do abuso sexual de maneira leve e didática, como por exemplo: “Pipo e Fifi”, “O Segredo de Tartanina”, Não me Toca, seu Boboca”, entre outros.”

Denunciar é anônimo!

É papel de toda a sociedade proteger crianças e adolescentes contra qualquer tipo de violência, incluindo a violência sexual. Em caso de qualquer suspeita de uma situação de violência sexual de crianças e adolescentes, deve-se denunciar de forma anônima pelo Disk 100 ou Disque 180.

Há também o canal do Ministério da Saúde whatsapp disponível para denúncias: 99656-5008.

PROCURANDO UM IMÓVEL PARA ALUGAR EM FAZENDA RIO GRANDE???

- Anuncie Aqui -