Movimento Corporal é Vida!

Reprodução

Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida.

Acaso não existe! Tudo o que acontece em nossa vida está relacionado com alguma ação ou a falta dela. Seja apenas nossa ou associada com a de terceiros. E isso tudo se relaciona com Atitude! No final, são as nossas escolhas que determinam o nosso “destino”. E a vida ao impor suas necessidades cobra de nós alguma atitude. E isso, ao longo do tempo, com maior ou menor intensidade, nos vai recheando com mudanças, expectativas e desafios. E tudo isso constrói nossas experiências reais. E elas nos deixam mais sábios! A sabedoria nos atenta para aquilo que é bom e aquilo que é ruim, o que funciona e o que não, o que nos faz bem e o que nos faz mal. O que é bom, funciona e nos faz bem certamente queremos colocar presente em nossa vida. E assim tornar isso um hábito. Hábito saudável! Isso é sábio!

Uma das necessidades que a vida nos impõe desde que nascemos até a nossa morte é o movimento. Necessitamos dele para tudo. E mais que um hábito o movimento é uma necessidade vital. A vida é movimento, sem ele, aos poucos, morremos quase sem perceber. Pois não é como ficar sem ar, sem água, sem sono, sem comida e sem abrigo que rapidamente nos leva à falência corporal. A falta do movimento leva tempo para começar a dar seus sinais degenerativos. E embora a ciência apresente, desde muito tempo, evidências suficientes da importância e eficácia das atividades corporais em relação aos aspectos preventivos e de aprimoramento da saúde e da qualidade vida, ainda observamos mais de 5,3milhões de mortes por ano, associadas diretamente ao nível insuficiente de movimento corporal em adultos no mundo. E esse contexto pode e deve ser modificado. Mas requer atitude! Requer tomar uma decisão!

A combinação da falta de movimento corporal com agravos funcionais e metabólicos são amplamente conhecidos, o que torna o comportamento sedentário e o nível insuficiente de atividade corporal uma condição muito preocupante, especialmente neste momento ainda de insegurança depois de dois anos em confinamento. Olhando pela perspectiva de que o movimento corporal é fator modulador de comportamentos de risco, e que é capaz de promover benefícios incríveis para a vida diária presente e futura em todos os aspectos, seja ele físico, fisiológico/metabólico, cognitivo, psicológico, social e comportamental, mudar a atitude é fator determinante para alcançar uma vida plena, independente e feliz. Movimente-se mais!

Dados recentes apontam que embora muitos esforços sejam realizados na perspectiva de se reduzir o número de pessoas sedentárias em todo o mundo, até o presente momento não houve redução significativa. Pois, no final, esse é uma decisão pessoal. Que requer atitude e decisão! Requer compromisso. Compromisso consigo mesmo, com a sua saúde e sua vida. E, consequentemente, com as pessoas que fazem parte da sua vida. Afinal um indivíduo doente gera ônus não só para si mesmo, mas também para toda a sua família, amigos e sociedade. E nesta condição atual, se projeta para o ano de 2060 um aumento preocupante do número de indivíduos que apresentarão “severo sofrimento” antes de morrer, ocasionado pelas condições inadequadas do modo de vida que levaram, principalmente reforçada pelo sedentarismo: O mal do século! O câncer, a demência e as doenças cardiovasculares serão as maiores prevalências de morte por todo o globo. E o custo social – não é somente financeiro – dessas doenças é altíssimo.

E uma das maneiras mais eficazes de mudar essa tendência global está ao nosso alcance agora mesmo. Decisão pessoal e intransferível, somente nossa: Movimentando-se mais! É possível ter uma vida fisicamente mais ativa em diferentes domínios, por exemplo, ao se deslocar de um lugar para o outro, durante o trabalho ou estudo, ao realizar atividades domésticas ou durante algum tempo livre. Embora os benefícios sejam potencializados ao atingir as recomendações mínimas da prática de atividade física, o foco deve ser em deixar a sua rotina mais movimentada, aumentar seus deslocamentos ativos e praticar uma atividade que goste e lhe dê satisfação pessoal. Encarar essa transformação para um estilo de vida mais ativo, de uma maneira mais leve e sem radicalismos, pode ser o segredo da manutenção desses hábitos no longo prazo, e consequentemente vivenciar os benefícios advindos desse estilo de vida mais saudável dia após dia.  É importante ressaltar que, ao iniciar e permanecer na prática de alguma atividade física, se recomenda optar por frequências e intensidades que sejam viáveis em sua realidade e, claro, atividades que sejam prazerosas para você. É possível ainda realizar pequenas mudanças no dia a dia para ajudar nesse processo. Com o tempo, você vai perceber que está evoluindo nas práticas diárias e poderá, de forma progressiva, aumentar o tempo, a frequência e a intensidade das práticas. O corpo vai se adaptando diariamente e  se acostumando a estar fisicamente mais ativo. O resultado disso é que você, ao perceber as melhorias físicas, psíquicas e sociais, além da sensação de bem-estar e qualidade de vida, vai buscar manter esse novo estilo de vida.  Afinal, “a vida é como andar de bicicleta. Para estar em equilíbrio é necessário se manter em movimento.” (Albert Einstein)

AFINAL… A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE!

✅FAÇA A COISA CERTA!✅

Contatos >>

https://www.instagram.com/sergioqualifis https://www.facebook.com/QualiFisPersonal/

Texto adaptado em parte e inspirado em parte no prefácio escrito pelo Prof.  Dr. Aylton Figueira Junior no livro “Exercício Físico é para Todos”, organizado pelo Prof. Me. Fábio Ceschini.

- Anuncie Aqui -