Por que Exercícios Aeróbicos (Parte 2)?

Foto: Reprodução

Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida.

No artigo anterior conhecemos algumas características dessa importante modalidade de exercícios. E não se esqueça de alongar! Vamos conhecer então alguns dos seus principais benefícios:
1. Melhora da circulação sanguínea: A prática regular de exercícios aeróbicos faz com que os músculos exijam mais oxigênio, e com essa demanda, mais sangue é enviado a todos os órgãos. Isso faz com que toda a circulação seja beneficiada, melhorando também a utilização do oxigênio, pelos diferentes tecidos e órgãos.
2. Fortalece a musculatura: No médio e longo prazos, eles trazem essa vantagem de forma moderada, colaborando para que a sua resistência fique mais alta para as várias atividades do cotidiano.
3. Reforça o sistema imunológico: O sistema imunológico é a defesa imediata do corpo contra diferentes patógenos. Para que ele funcione bem e esteja saudável, deve ser estimulado de forma adequada, especialmente, com alimentação e exercícios.
4. Contribui para a saúde do coração: Quando o coração está forte o corpo inteiro ganha benefícios. E nessa direção, os exercícios aeróbicos contribuem muito. Além de minimizar problemas que envolvam o sistema cardiovascular, aumentando a qualidade de vida.
5. Melhora o sistema respiratório: Como os exercícios aeróbicos exigem que muito oxigênio seja enviado para as células e músculos, o organismo fica mais eficiente nesse sentido. Em outras palavras, o corpo passa a usar melhor o oxigênio, beneficiando todo o sistema respiratório e metabolismo energético.
6. Ajuda a emagrecer: Esse benefício é importante para a saúde e é uma consequência da queima de calorias que se acumulam pelo corpo em forma de gordura, principalmente próximo à órgãos vitais.
7. Reduz a gordura localizada: Concomitante ao processo de emagrecimento os exercícios aeróbicos também reduzem a gordura localizada, deixando o corpo esteticamente mais equilibrado.
8. Controla a pressão arterial: Todo o conjunto de benefícios dos exercícios aeróbicos, que são voltados à melhoria da circulação de sangue e da redução de gordura no corpo, trazem outra vantagem acessória: o controle da pressão arterial.
9. Reduz o declínio cognitivo: Mal de Alzheimer, Parkinson, entre outros problemas relacionados à perda da cognição, podem aparecer na velhice ou ainda por conta de outros fatores. Entre eles, o sedentarismo, que é apontado como um dos riscos que leva a esses distúrbios. A melhoria da circulação sanguínea no cérebro é capaz de revigorar a saúde mental e reduzir as chances de que ela se deteriore com o passar dos anos.
11. Promove o relaxamento do corpo: Estresse por conta de tarefas e responsabilidades do dia a dia não param. Isso gera tensão no corpo, causando dores e problemas dos mais diversos. Os exercícios aeróbicos ajudam a aliviar a tensão, pela produção de alguns hormônios, além de diminuir o estresse que vem do dia a dia atribulado. Um corpo mais relaxado tem menor risco de problemas.
12. Melhora o humor e o bem-estar: É fato que as atividades físicas aumentam a sensação de prazer e bem-estar. O motivo é que quando algum exercício é praticado por pelo menos de 15 a 30 minutos, a endorfina é liberada em grande quantidade. E a endorfina é o “hormônio da felicidade”.
13. Previne a osteoporose: A saúde dos ossos também é beneficiada pela prática de exercícios aeróbicos, pois eles fortalecem todo o sistema muscular, esquelético e articular, através da fixação de proteínas e cálcio — ambas substâncias que formam os ossos. E melhor ainda quando realizadas ao ar livre, pois a luz solar também fortalece a saúde dos ossos.
14. Reduz o colesterol ruim e os triglicerídeos: O colesterol é formado por gorduras que podem se acumular no sangue, e os principais são: o LDL e o HDL. O primeiro é considerado ruim, pois é de difícil absorção pelo organismo e de mais fácil fixação nas artérias, podendo causar bloqueios na circulação do sangue, enquanto o segundo é bom por realizar uma faxina nas artérias — mas, em excesso também é prejudicial. Os triglicerídeos podem ser até mais perigosos que o colesterol se em níveis elevados. Causam entupimento de artérias também. E a pratica de exercícios aeróbicos com regularidade equilibra e reduz essas gorduras no sangue, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.
15. Diminui o risco para diabetes: O diabetes é uma doença que faz com que a glicose — açúcar do sangue — seja mal utilizada pelo organismo, ocasionando um aumento do açúcar no sangue, trazendo consequências graves para todo o corpo.
AFINAL… A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE!
FAÇA A COISA CERTA!
Contatos >>
https://www.instagram.com/sergioqualifis
https://www.facebook.com/QualiFisPersonal/

- Anuncie Aqui -