Programa Saúde na Escola leva orientação e ações de prevenção às unidades de ensino de Pinhais

www.asemananews.com.br

O programa dos Ministérios da Saúde e da Educação é realizado pelas equipes de Atenção Básica de Saúde e profissionais da educação; são diversas as abordagens para trabalhar os temas propostos

Realizado nas unidades de ensino de Pinhais, o Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial entre o Ministério da Saúde (MS) e o Ministério da Educação (MEC), executado em parceria pelas Secretarias Municipais de Saúde e de Educação. A ação tem como perspectiva a atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público, com foco na prevenção, promoção, atenção e formação.

As atividades são realizadas de forma articulada entre equipes de Atenção Básica de Saúde e técnicos da educação, no âmbito das escolas municipais e unidades de saúde. Entre os objetivos estão articular as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) às realizadas pela  redes de educação básica pública, de forma a ampliar o alcance e o impacto aos estudantes e a suas famílias, ao otimizar a utilização dos espaços, equipamentos e recursos disponíveis; bem como fortalecer o enfrentamento das vulnerabilidades, no campo da saúde, que possam comprometer o pleno desenvolvimento escolar.

A pactuação do Programa é para dois anos, vigente de 2021-2022, e neste ciclo foram pactuadas 13 ações: saúde ambiental; promoção da atividade física; alimentação saudável e prevenção da obesidade; promoção da cultura de paz e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes; prevenção de doenças negligenciadas; verificação da situação vacinal; saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/IST; prevenção ao uso de álcool, tabaco, e outras drogas; saúde bucal; saúde auditiva; saúde ocular; e prevenção à covid-19.

Com o avanço dos focos de dengue no município, as orientações de prevenção à proliferação do mosquito estão entre as atividades propostas.

Estas ações são desenvolvidas nas escolas nos dois anos de vigência até a nova pactuação, ao levar propostas por meio de teatros, palestras, brincadeiras, entrega de material gráfico, de escova de dente, entre outras abordagens. Neste ciclo, integram o PSE 27 equipes de Saúde da Família e 20 instituições de ensino, entre escolas estaduais, municipais e CMEIs, totalizando 7.355 educandos contemplados com o Programa.

- Anuncie Aqui -