O Pilates e suas Possibilidades

Reprodução

Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida.

Na matéria anterior desvendamos um pouquinho sobre o método Pilates. Avançaremos hoje sobre suas possibilidades.

O Método Pilates se qualifica como uma das melhores opções de exercícios corporais para determinados públicos. Pois além dos benefícios na melhoria da respiração, na diminuição do estresse e ansiedade, na reeducação postural e equilíbrio corporal, ele também melhora a coordenação motora, a mobilidade articular e a flexibilidade, proporcionando um menor risco de lesões graves em indivíduos saudáveis e a recuperação mais rápida delas em indivíduos com algum problema osteomuscular. O Método é também um “tratamento” muito utilizado para as patologias da coluna. Por atuar na musculatura estabilizadora profunda do abdômen (especialmente o músculo transverso abdominal) e todo o CORE, promove mobilidade articular para a coluna vertebral de forma segura e com um mínimo de sobrecarga. É também indicado para a prática para pessoas de todas as idades, inclusive idosos.

Justamente por essa versatilidade em suas possibilidades o Pilates é uma atividade que pode e deve ser motivada para a prática de todos: mulheres e homensatletas e sedentários, pessoas saudáveis ou com alguma patologia. O Pilates também beneficia pessoas que não podem realizar – por recomendação médica –  outros tipos de atividades, como idosos, gestantes, crianças, grupos de risco e quem possui algum tipo de lesão muscular ou óssea.

A prática do Pilates requer um ambiente adequado e, como qualquer atividade física, orientação profissional especializada. Profissionais fisioterapeutas e professores de educação física podem aplicar esse fantástico modelo de exercícios físicos. Os exercícios podem ser realizados em equipamentos ou no solo.

Exercícios de Pilates em Equipamentos: Os exercícios feitos em aparelhos, normalmente em estúdios próprios para esse fim, são realizados de forma rítmica, controlada e associada à correção postural e à respiração. Os equipamentos oferecem uma ampla possibilidade de variação de movimentos e são ajustáveis para facilitar ou dificultar os exercícios, dependendo da condição, objetivo e necessidade do praticante. As molas de diferentes tamanhos também são utilizadas para os ajustes das intensidades de trabalho. Exercícios em solo também são utilizados.

Exercícios de Pilates no Solo: Muito comuns em aulas de Academias, os exercícios realizados no solo (Mat Pilates) enfatizam o aprendizado da respiração e do centro da força, o aluno depende basicamente da força do próprio corpo para realizar os movimentos. Por essa razão, muitos dos exercícios tendem a se tornar mais intensos, exigindo mais do praticante. Entretanto, o trabalho também pode ser facilitado com o uso de acessórios, como bolas, bastões e elásticos. Esses objetos também servem para dinamizar as aulas e possibilitar o trabalho com o corpo inteiro.

Alguns dos públicos mais direcionados para essa atividade, especialmente com equipamentos, são os indivíduos portadores de problemas em coluna, as gestantes e os idosos.

Exercícios para a coluna: A causa de dores na coluna (especialmente as lombalgias) está associada, fundamentalmente, na grande maioria dos casos, ao desequilíbrio muscular. Má postura no dia-a-dia, excesso de tempo gasto em frente ao computador, muito tempo sentado, bem como o uso de bolsas ou outros acessórios pesados e calçados inapropriados, acabam favorecendo a desestabilização de músculos, podendo causar danos ao corpo, principalmente à coluna. O Pilates desenvolve exercícios apropriados, musculares e respiratórios capazes de aliviar as dores. A eficácia consiste no fortalecimento de musculaturas profundas e corretas na reeducação postural, que atuam como estabilizadores da coluna e ainda na respiração continuada, profunda, sincronizada e adequada. Lembrando que antes de iniciar os exercícios, principalmente para quem já apresenta dores na coluna, é indispensável uma avaliação profissional qualificada (ortopedista).

Exercícios para gestantes: O corpo muda bastante durante a gestação, o que pode causar dores, desconfortos e má postura. Mas, desde que não haja contraindicação médica, mulheres grávidas podem praticar os exercícios do Pilates e se beneficiar com os ótimos efeitos desse método. Com a prática, a gestante ganha condicionamento físico, bem-estar, controle de peso e um abdômen mais forte que vai ajudá-la no trabalho de parto, facilitando-o. O acompanhamento adequado do profissional para este público é fundamental para garantir um desenvolvimento seguro e eficaz. Entretanto, nenhuma gestante deve iniciar essa ou qualquer outra modalidade de exercício corporal sem antes passar por uma avaliação médica.

Exercícios para a 3ª idade: A inatividade física é um perigoso risco ao surgimento de doenças. E o sedentarismo já é um problema global. Mas, envelhecer não significa se tornar menos ativo e saudável. O Pilates é uma ótima indicação para esse público por ser um trabalho aplicado com grande margem de segurança e respeito aos limites e ritmo de cada um. A técnica pode ser adaptada às diferentes necessidades e os benefícios para o idoso são inúmeros. Os idosos por não deixarem de realizar exercícios também melhoram sua autoestima, pois se vêm ainda capazes. E tudo isso com riscos muito baixos.

Para saber mais acesse: https://www.institutopilates.com.br/tudo-sobre-pilates/

AFINAL… A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE!

✅ FAÇA A COISA CERTA!✅

Contatos >>

https://www.instagram.com/sergioqualifis

https://www.facebook.com/QualiFisPersonal/

- Anuncie Aqui -