Sono: Um dos pilares para uma vida saudável

Reprodução

Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida.

Sono (do latim somnu) é um processo natural, fisiológico e vital aos organismos vertebrados em que o estado ordinário (comum) de consciência ou estar desperto, necessita de um repouso periódico e regular, caracterizado pela suspensão temporária da atividade perceptivo-sensorial e motora voluntária. Sem ele, nosso organismo passaria a apresentar problemas graves, como prejuízos à capacidade de memorização, cognição e desempenho motor, além de irritabilidade, cansaço, dores de cabeça, visão turva e alterações no metabolismo. Estima-se que, a cada 24 horas sem dormir, uma pessoa diminua em 25% sua capacidade de realizar trabalho mental. É o momento de limpeza do sistema neurológico e restaurador do fisiológico, é quando o organismo limpa os acúmulos da atividade celular, os radicais livres e reestabelece o equilíbrio (homeostase) entre os diferentes mecanismos e funções metabólicas.

Passamos cerca de um terço de nossa vida dormindo. Dormir bem é essencial não apenas para ficar bem acordado no dia seguinte e desenvolver as atividades com vigor, disposição, bom humor, concentração, produtividade, criatividade, mas, para manter-se saudável, melhorar a qualidade de vida, restabelecer o sistema imunológico e até aumentar a longevidade. Nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono. O efeito de uma madrugada em claro é semelhante ao de uma embriaguez leve: a coordenação motora é prejudicada e a capacidade de raciocínio fica comprometida, ou seja, sem o merecido descanso o organismo deixa de cumprir uma série de tarefas importantíssimas.

Não existe uma quantidade de horas de sono ideal para todo mundo. Cada indivíduo tem a sua necessidade dependendo da condição do estilo de vida de cada um. Em geral, a faixa considerada mais saudável vai de sete a nove horas de sono noturno para um adulto. Mas isso não é rígido. Existem o que os cientistas chamam de grandes dormidores, que acordam quebrados se não tiverem descansado umas nove horas ou um pouco mais. E há os pequenos dormidores, uma gente que dorme só umas seis, sete horas por noite e passa o dia inteiro bem. Qual deles é você?

No ser humano o ciclo do sono é formado por cinco estágios e dura cerca de noventa minutos (podendo chegar a 120 minutos). Ele se repete durante quatro ou cinco vezes durante o sono.

Adotar hábitos saudáveis é a melhor maneira de regular o sono:

  • ter um horário regular para dormir;
  • não ir para a cama muito tarde;
  • fazer exercício físico regularmente (cuidado para não realizar exercícios de força antes de ir para a cama);
  • ter uma alimentação saudável;
  • não ficar com aparelhos luminosos na cama

Riscos provocados pela falta de sono a curto prazo: cansaço e sonolência durante o dia, irritabilidade, alterações repentinas de humor, perda da memória de fatos recentes, comprometimento da criatividade, redução da capacidade de planejar e executar, lentidão do raciocínio, desatenção e dificuldade de concentração.

Riscos provocados pela falta de sono a longo prazo: falta de vigor físico, envelhecimento precoce, diminuição do tônus muscular, comprometimento do sistema imunológico, tendência a desenvolver obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e gastrointestinais e perda crônica da memória.

AFINAL… A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE!

✅ FAÇA A COISA CERTA!✅

Contatos >>

https://www.instagram.com/sergioqualifis https://www.facebook.com/QualiFisPersonal/

- Anuncie Aqui -