Copa Escolar de Curitiba reúne 3,5 mil estudantes de 89 escolas

www.asemananews.com.br
Prefeito Rafael Greca presidi a solenidade de abertura da 1ª Copa Escolar de Curitiba no Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser, na Praça Oswaldo Cruz. Curitiba. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Começou nesta sexta-feira (16/9), no Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser, na Praça Oswaldo Cruz, a 1ª Copa Escolar de Curitiba/47°Jogos Escolares de Curitiba 2022. O prefeito Rafael Greca presidiu a solenidade de abertura dos jogos, que até 31 de outubro reunirá 3.525 estudantes de 89 escolas municipais, estaduais e particulares do município.

“Esse evento representa o entendimento dos estudantes, da Prefeitura e dos apoiadores sobre a importância do esporte na educação. Viva o esporte, viva os curitibinhas atletas e viva Curitiba”, disse Greca, ao saudar o público do evento, que teve juramento, desfile dos destaques de delegações e acendimento da pira olímpica.

Parceria pelo esporte

A Copa Escolar de Curitiba é um projeto do Programa Federal da Lei de Incentivo ao Esporte. Apoiam o evento Banco CNH Industrial Capital S, Agência Fomento do Paraná, Racks Refrigeração, Plotter Engenharia e Electrolux do Brasil.

O evento faz parte do projeto Curitiba Viva Bem. Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) da Prefeitura de Curitiba, atletas nas categorias Sub 13 (infantil) e Sub 16 (adolescentes) disputarão oito modalidades esportivas: atletismo, basquete, futsal, handebol, tênis de mesa, xadrez, vôlei de praia e vôlei de quadra. O evento acontecerá em 12 espaços da Smelj, além de espaços de escolas privadas.

A partida de vôlei de quadra masculino entre o Colégio da Polícia Militar e o Colégio Estadual Guido Arzua, pela categoria Sub 16, será o primeiro evento da Copa Escolar. O jogo acontece no domingo (19/9), no CEL Dirceu Graeser, a partir das 13h30. A entrada é grátis. Confira a programação aqui.

Todos juntos

“Estamos muito empolgados”, disse Maria Fernanda Penteado, jogadora de futsal do Colégio Nossa Senhora do Rosário. Uma das unidades da rede particular de ensino participantes do evento, o colégio inscreveu três equipes de futsal – duas no masculino Sub 13 e Sub 16 e uma no feminino Sub 16 treinadas pelo professor Diego Oliveira.

Jogos Paraescolares

Participante dos Jogos Paraescolares, que acontece paralelamente à Copa Escolar, a Escola Municipal de Ensino Especial Tomaz Édson de Andrade Vieira inscreveu 20 estudantes para disputar as modalidades bocha, tênis de mesa, handebol e golf 7. Os atletas foram preparados pelas professoras Teresa Puerto e Clarice Gazolla. “Eles estavam aguardando muito por esse momento”, disse Teresa, que acompanhou o grupo no desfile dos atletas.

Solenidade e atrações

A escola especial foi a primeira a entrar na quadra do Centro Dirceu Graeser, logo após da participação artística do Colégio Militar de Curitiba (CMC). No lugar da tradicional fanfarra ou banda, a escola optou por enviar seu grupo de dança contemporânea. Formado por 36 estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, o grupo apresentou quatro coreografias da professora Juliana Hauth.

A seguir, a tocha com o fogo olímpico foi conduzido à pira pelos atletas Maria Luiza (Seleção Brasileira de Marcha Atlética), Anderson Rodrigues dos Santos (Vôlei Sentado) e Manuela Yumi Nakano (Patinação Artística).

Além do secretário municipal de Esporte Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Júnior, o evento foi prestigiado pelo vice-prefeito Eduardo Pimentel; por vereadores; e pelo assessor especial de Articulação Política da Prefeitura, Lucas Navarro.

- Anuncie Aqui -