Greca enaltece personalidades que projetam a curitibanidade

www.asemananews.com.br
Prefeito Rafael Greca, entrega a medalha da Ordem da Luz dos Pinhais, no Memorial de Curitiba. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Para destacar a trajetória e a contribuição de homens e mulheres ao engrandecimento da cidade, o prefeito Rafael Greca concedeu, nesta quarta-feira (21/9), a comenda Ordem da Luz dos Pinhais para 19 personalidades, em cerimônia realizada no Memorial de Curitiba, no bairro São Francisco.

Criada em 2018, trata-se da máxima honraria municipal e representa o reconhecimento tanto de quem atua pelo desenvolvimento da capital quanto de quem trabalha pela promoção do bem comum.

Marcada pela emoção, a celebração aconteceu no Salão Paranaguá, onde fica a Capela dos Fundadores, diante dos altares da primeira Igreja Matriz de Curitiba.

Medalhas e diplomas foram entregues para homenagear curitibanos, de nascimento ou adoção, reconhecidos pelo Decreto Municipal 1380/2022 como semeadores de urbanidade, paz e bem.

“Os homenageados deste ano, quando celebramos os 200 anos da independência do Brasil, são todos e cada um expressão de lídima urbanidade”, disse o prefeito.

Greca destacou o fato de o grupo de homenageados, formado por dois ex-governadores, empresários, profissionais da área médica, cientista, jornalista, religiosos, atletas, artistas e gestores municipais, entre outros, simbolizar ideias da devoção à luz dos Pinhas, a curitibanidade.

“A honraria foi criada para distinguir de bons propósitos os que fazem da sua trajetória de vida luminoso clarão da luz dos Pinhais. Queremos, à exemplo da nossa gente boa, iluminar o país”, completou o prefeito, que apresentou ao público de aproximadamente 200 pessoas, a biografia de cada um dos condecorados.

O prefeito entregou as medalhas acompanhado da primeira-dama Margarita Sansone, do casal Eduardo Pimentel, vice-prefeito, e Paula Mocellin Slaviero, da presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, e do secretário do Governo Municipal e presidente Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur,

Homem Vitruviano

A medalha é inspirada na obra Homem à Altura dos Pinheiros, de João Turin, um dos mais importantes artistas da História do Paraná. A imagem remete ao homem vitruviano, símbolo do Renascimento, de Leonardo da Vinci. Integram a homenagem um diploma e a inscrição do nome dos homenageados em um livro de registros.

Ao longo da cerimônia, de forma intercalada com a entrega das comendas, homenageados e convidados acompanharam apresentações da Camerata Antiqua de Curitiba, regida por Martinho Luthero Klemann, que executou os hinos da Independência, do Brasil e de Curitiba. O repertório incluiu ainda a Melodia Sentimental da Floresta Amazônica (de Villa-Lobos), Ode à Alegria (de Beethoven), Glória (de Vivaldi) e Le Heros (Sigismond Neukomm).

Este é quarto ano que as honrarias são entregues em eventos realizados sempre em 21 de setembro, data do aniversário de João Turin. A data celebra os 144 anos de nascimento do artista, principal mentor do movimento paranista, vertente do modernismo brasileiro.

Edições anteriores

Instituída pelo Decreto Municipal 915, de 31 de agosto de 2018, a homenagem já foi entregue a 92 personalidades e três instituições nos anos de 2018, 2019 e 2021. Em 2020 não houve a entrega das medalhas em função da pandemia da covid-19. Somadas as homenagens deste ano, são 114 comendas entregues.

O advogado, cônsul honorário da Bélgica e incentivador cultural João Casillo falou em nome dos homenageados. Sensível às causas sociais, é parceiro da Prefeitura de Curitiba no Mesa Solidária, programa que tem uma das unidades situada sob o Viaduto do Capanema, junto da Escola de Segurança Alimentar Patrícia Casillo. O nome é uma homenagem à advogada, filha de João Casillo, que morreu no início deste ano.

“É com imensa alegria e muita responsabilidade que integro esse grupo de personalidades notáveis cujos currículos me orgulham pela ampla representação que têm na cidade”, disse Casillo.

Medalha

Banhadas a ouro, as medalhas trazem o desenho de um homem de braços abertos em um cenário de pinheirais, releitura da obra renascentista de Leonardo Da Vinci. A imagem faz ainda outra referência importante à história da capital, tendo sido capa em 1927 da revista Ilustração Paranaense, editada por João Batista Groff, e usada no Movimento Manifesto Paranista, de Alfredo Romário Martins, em 1928.

A medalha é sustentada por uma fita nas cores da bandeira de Curitiba – verde bandeira, com filete central vermelho, ladeado por dois filetes brancos e dois filetes dourados.

Presenças

Participaram da solenidade secretários municipais, administradores regionais, vereadores, familiares e amigos dos homenageados.

Você sabia que a ROTTA 8 VEÍCULOS é a maior revenda de seminovos da grande Curitiba…vem pra maior, pois o carro que você procura está aqui!!!

#ROTTA8 #lojadecarroseminovos #boralá #carroscomgarantia #VEMPRAMAIOR #fazendariograndepr

- Anuncie Aqui -