Curitiba é destaque em cúpula mundial da C40 na Argentina

www.asemananews.com.br
Programa Rosto da Cidade recupera prédios na área central de Curitiba. Na imagem recuperação de imóveis na Rua São Francisco, Centro Histórico . Na imagem Prefeito Rafael Greca e Secretária do Meio Ambiente Marilza Dias vistoriam os serviços. Foto: Daniel Castellano / SMCS

Experiências de sucesso de Curitiba no controle do desperdício, na recuperação de recursos naturais e em intervenções urbanas sustentáveis como cidade inteligente serão destaques na Cúpula Mundial de Prefeitos C40. A partir da próxima segunda-feira (17/10), o prefeito Rafael Greca estará em Buenos Aires (Argentina) para participar do fórum internacional, onde irá se reunir com outros prefeitos de cidades que compõem a rede C40 (Grupo de Grandes Cidades para Liderança Climática).

“Curitiba é sustentável, humana e inteligente, pois em nossa gestão a capital recuperou seu DNA de inovação, mas agora alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas), pois uma cidade só é inovadora e sustentável quando melhora e facilita a vida das pessoas. Tudo isso, estaremos compartilhando na Cúpula Mundial de Prefeitos C40″, afirma Greca, que antes de embarcar para a Argentina, nesta segunda-feira (17/10), transferiu oficialmente o comando da capital para o vice-prefeito Eduardo Pimentel.

C40 World Mayors Summit é um encontro trienal e irá ocorrer até sexta-feira (21/10) na capital argentina de forma presencial e virtual. Além de prefeitos de quase 100 cidades do mundo, estarão presentes diretores de empresas, influenciadores globais, filantropos, cientistas e jovens líderes de movimentos pela sustentabilidade.

O secretário do Governo Municipal e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur; a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias; e o secretário municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel, acompanham o prefeito durante o evento internacional.

O encontro em Buenos Aires antecede a COP27, que acontece no Egito, em novembro, e deve trazer à pauta soluções e necessidade de atenção em relação à “recuperação verde” das cidades após a pandemia da covid-19; o bem-estar nas cidades; e os investimentos em ações para conter as mudanças climáticas.

Economia circular

Curitiba está entre os destaques da programação do C40 Summit com várias iniciativas da Prefeitura contra o aquecimento global. Em compromissos na Prefeitura de Buenos Aires, na terça-feira (18/10), Greca irá falar, ao lado do prefeito da capital argentina, Horacio Larreta, sobre economia circular, compartilhando experiências de sucesso de Curitiba no controle do desperdício e na recuperação de recursos naturais.

Em seguida, a comitiva curitibana apresentará projetos como o Rosto da Cidade, de revitalização urbana focado na região central; e Bairro Novo do Caximba, considerado a maior intervenção socioambiental da história recente de Curitiba e o primeiro bairro inteligente do Brasil. As obras das primeiras 752 novas casas do local já começaram este mês.

A economia circular está entre as estratégias do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (PlanClima), resultado dos esforços do Grupo de Trabalho do Clima que reúne 12 instituições coordenadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e pelo Ippuc.

Para acelerar a missão de transição rumo à economia circular, Curitiba assinou um termo de cooperação técnica com a Fundação Ellen MacArthur. A cidade tem um histórico de ações de sustentabilidade e é a capital brasileira que mais recicla. Para manter o título, em 2022, retomou a campanha da Família Folhas.

Parceria ampliada

A C40 Summit vai ser palco ainda do anúncio de mais uma parceria de Curitiba com a Rede C40: a adesão da capital paranaense ao compromisso do Caminho ao Lixo Zero, com ações que contemplam o tratamento de, pelo menos, 30% dos resíduos orgânicos e a redução das emissões de descarte de resíduos em, também, pelo menos, 30%.

A cidade já é parceira da Rede em outros compromissos, além de ter sido contemplada com investimento para o desenvolvimento de projetos como o Curitiba Mais Energia  e a Pirâmide Solar do Caximba, que já está em obras.

Hóspede de Honra

Na quinta-feira (20/10), Greca participará da abertura oficial da Cúpula Mundial de Prefeitos C40, quando irá se encontrar com o prefeito de Milão (Itália), Giuseppe Sala; e o prefeito de Miami (EUA), Francis X. Suarez. Também estão programadas visitas técnicas ao Centro de Informação e Formação Ambiental (CIFA), Reservatório Cildañez e ao Bairro Padre Mugica.

Durante o fórum da C40, Greca será homenageado com o Diploma de Hóspede de Honra de Buenos Aires.

Mobilidade

A comitiva de Curitiba marca presença, ainda, no evento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), nos painéis “Grandes Metrópoles” e “Mobilidade Sustentável”, que apresentam como a capital paranaense está disseminando o uso de energias sustentáveis. Além dos investimentos em tecnologias e iniciativas voltadas à eficiência energética, ao consumo consciente, à geração de energias renováveis e à mobilidade urbana sustentável. Entre os programas citados estarão Curitiba Mais Energia e Mobilidade Urbana Sustentável.

Sobre a C40

A rede C40 (Rede de Grandes Cidades para Liderança Climática) é um grupo que conecta prefeitos de quase 100 cidades no mundo, além de líderes de diversos setores da sociedade para discutir medidas urgentes e de grande impacto no enfrentamento da crise climática. A rede representa mais de 582 milhões de pessoas e reflete um quinto da economia global. Os prefeitos participantes estão à frente de exemplos bem sucedidos e acostumados com abordagens colaborativas de trabalho que são baseadas na ciência; estas características são essenciais para ajudarem a construir ambientes saudáveis, sustentáveis, equitativos e resilientes para todos.

- Anuncie Aqui -