Assembleia Legislativa aprova título de Capital do Cimento para Rio Branco do Sul

www.asemananews.com.br
Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD). Créditos: Valdir Amaral

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nesta quarta-feira (19), em segunda discussão, o projeto de lei 323/2022, dos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Alexandre Curi (PSD), que concede a Rio Branco do Sul, cidade da região metropolitana de Curitiba, o título de Capital do Cimento do Estado do Paraná. “Rio Branco do Sul é um importante polo de riquezas minerais, como argila, argilito, filito, siltito, rocha carbonática e rocha para revestimento e ornamental. Por isso, são muitas as indústrias instaladas ali, produtoras de cal e calcário – além do cimento”, afirma Romanelli.

O projeto será votado ainda em mais duas discussões, o que deve ocorrer até a semana que vem, para daí seguir à sanção do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). O município, segundo Romanelli e Alexandre Curi, é conhecido internacionalmente pela grande produção de cimento, tem a maior fábrica da América Latina, com capacidade para produção de sete milhões de toneladas do produto ao ano, empregando mais de 90% da mão de obra local.

Deputado aprovam projeto que concede à cidade de Rio Branco do Sul o título de Capital do Cimento do Estado do Paraná.Créditos:Reprodução site Votoramtim Cimentos

A cidade é economicamente essencial para o Paraná, afirmam os deputados, com relevante capacidade industrial que gera emprego e renda. “A cidade tem mais de 32 mil moradores e além da maior fábrica de cimento da América Latina, seu parque industrial se destaca na produção de implementos rodoviários, cal e extração de minérios”.

Rio Branco do Sul tem ainda áreas de reflorestamento para produção de madeiras e lenhas. Na agricultura, os destaques são para a tangerina, mandioca, feijão, soja e milho.

- Anuncie Aqui -