Curitiba é eleita uma das sete Comunidades Mais Inteligentes do Mundo

www.asemananews.com.br
Entrega do Prêmio Intelligent Community Forum 2022 para as sete cidades finalistas, em Dublin (Ohio, EUA). Em nome do prefeito Rafael Greca, o diretor técnico da da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Paulo Krauss (segundo da direita para a esquerda), recebeu a premiação. Foto: Divulgação

Curitiba recebeu nesta quinta-feira (27/10) o troféu de uma das sete Comunidades Mais Inteligente do Mundo 2022, segundo o Prêmio Intelligent Community Forum (ICF), sendo, pelo segundo ano consecutivo, a única cidade da América do Sul selecionada para o  Top 7. A premiação foi entregue durante o IFC Global Summit 2022, no Ohio State House, sede do governo estadual de Ohio (Ohio, EUA).

“Digo e repito que a inovação só vale se for instrumento de transformação social e de igualdade de oportunidades. Com base nisso, construímos, nos últimos anos, um trabalho realizado por muitas mãos que hoje é coroado neste reconhecimento mundial de, mais uma vez, estar entre as sete Comunidades Mais Inteligentes do mundo. Formamos um ecossistema inteligente, criativo, resiliente, com humanidade, sustentabilidade e com uso da tecnologia a favor dos cidadãos”, celebrou o prefeito Rafael Greca.

Representando o prefeito Rafael Greca, o diretor técnico da da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Paulo Krauss recebeu o troféu, ao lado de representantes das outras seis cidades finalistas: Binh Duong Smart City (Vietnã), Durham (Canadá), Fredericton (Canadá), Nova Taipei (Taiwan), Prospect (Austrália) e Sunshine Coast (Austrália).

Nova Taipei conquistou o título de Comunidade Mais Inteligente do Mundo em 2022.

Evolução progressiva

O desempenho de Curitiba neste ranking foi progressivo nos últimos quatro anos. Este é o segundo ano consecutivo em que a capital paranaense figurou entre no Top 7 das comunidades do mundo finalistas desta premiação.

Em 2019 e 2020, classificou-se no ranking das 21 comunidades mais inteligentes pelo ICF. A evolução é resultado do investimento da cidade em iniciativas que aliam apoio ao crescimento econômico sustentável às pautas de impacto ambiental e social.

A prefeitura tem investido em energias renováveis, mobilidade ativa, serviços públicos na palma da mão do cidadão, revitalização urbana e projetos de diminuição da emissão de carbono até 2050.

Cidade e comunidade inteligente

O título de Comunidade Mais Inteligente do Mundo é mais um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Curitiba para o desenvolvimento de um ecossistema inovador na cidade.

Entre as premiações, em 4/10, Curitiba foi eleita a Cidade Mais Inteligente e Conectada do Brasil, de acordo com o ranking Connected Smart Cities 2022.  Em junho, foi apontada como a cidade mais sustentável da América Latina e a 14ª do mundo, segundo o ranking de Cidades Sustentáveis da revista canadense Corporate Knights, que mede a performance da sustentabilidade ambiental de 50 cidades do mundo.

Comunidade Mais Inteligente

O Prêmio Intelligent Community Forum (ICF) reconhece, anualmente, ações de governança para prosperidade econômica, saúde social e riqueza cultural, que juntas tornam uma comunidade forte e resiliente.

O ICF é uma organização sem fins lucrativos para pesquisa de políticas de comunidades inteligentes, envolvendo todo o ecossistema da cidade, focadas na criação de empregos e desenvolvimento econômico sustentável.

Na fase final, Curitiba e as outras seis comunidades finalistas foram avaliadas individualmente, com uma visita virtual do comitê avaliador do ICF, considerando seis eixos: conexão, sustentabilidade, trabalho, inovação, inclusão e engajamento.

Nos dias 31/8 e 1º/9, a cidade fez uma apresentação detalhada dos projetos que colocaram em destaque como comunidade inteligente global. Na ocasião, Greca salientou diversos programas e ações da Prefeitura de Curitiba, entre elas:

Vale do Pinhão

Curitiba sempre foi exemplo de inovação: historicamente, é referência em mobilidade, meio ambiente e planejamento urbano. Esse escopo vem sendo ampliado para áreas transformação tecnológica com foco em cidade inteligente e empreendedorismo de impacto social. Com esse objetivo, a prefeitura criou, em 2017, Vale do Pinhão.

CONFIRA AQUI as ações desenvolvidas pelo Vale do Pinhão

O movimento Vale do Pinhão é alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas) e envolve secretarias municipais, universidades, aceleradoras, incubadoras, startups, fundos de investimento e centros de pesquisa e desenvolvimento para potencializar o ambiente de inovação por meio do empreendedorismo, tecnologia e economia criativa.

- Anuncie Aqui -