Pinhais é 2º lugar nacional em Sustentabilidade no Prêmio Band Cidades Excelentes

www.asemananews.com.br

As 5.570 cidades brasileiras concorreram na segunda edição do evento que teve cerimônia de premiação nesta quarta (30) em Brasília

Pinhais ficou em 2º lugar em Sustentabilidade na etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes 2022. Nesta edição, 5.570 cidades concorreram ao prêmio, sendo Pinhais candidata na categoria acima de 100 mil habitantes. A prefeita Rosa Maria recebeu o certificado durante o evento realizado na noite desta quarta-feira (30) em Brasília. O prêmio é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes e do Instituto Aquila e reconhece as melhores gestões públicas do país.

O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial do prêmio. A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 62 indicadores em uma única nota final.

A classificação de Pinhais para a etapa nacional ocorreu após a conquista do 1º lugar em Sustentabilidade na etapa estadual, em que o município também foi o melhor colocado da região metropolitana no pilar Saúde e Bem-Estar, sendo o 2º melhor no Paraná, assim como em Eficiência Fiscal, abaixo apenas da capital. Pinhais ainda garantiu o pódio no IGMA, com a 3ª posição no Estado.

A prefeita Rosa Maria destacou o trabalho realizado no município, que resultou em mais este reconhecimento a nível nacional. “Representar Pinhais sempre será questão de orgulho. Esse prêmio é a dedicação do trabalho de nossos servidores e servidoras que com muita responsabilidade dedicam-se dia a dia para que nossa cidade seja referência”, declarou.

O presidente do grupo Bandeirantes de Comunicação, João Carlos Saad, reforçou os objetivos da premiação. “O gestor público tem uma cidade para gerir, tem que cumprir as promessas de campanha, tem que atender a população. Não tem nenhuma instituição que esteja junto com esse projeto por uma questão somente comercial, todos se envolveram com o coração, querendo ver como que faz, como que estimula e como isso vai chegar no futuro na mão do morador da cidade. Esse é o nosso objetivo”, pontuou.

Raimundo Godoy, presidente do Instituto Aquila, elencou os fatores que proporcionaram uma evolução na segunda edição do livro Cidades Excelentes, publicação que orienta os gestores com o objetivo de transformar a realidade dos municípios brasileiros. “Firmamos com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo um acordo de cooperação técnica para transferir as melhores práticas baseadas em indicadores 100% de fontes públicas. Aconteceram debates exaustivos com toda a equipe do tribunal, que agregou este ano oito novos indicadores, mas o conhecimento não tem limite, o importante é ter humildade para entender onde estão as melhores práticas”, completou.

Também estiveram presentes na cerimônia de premiação da etapa nacional o deputado federal Luizão Goulart e o diretor da Band Paraná, Amado Osman.

O ranking nacional do prêmio, no pilar Sustentabilidade, ficou com Balneário Camboriú (SC) em 1º lugar, Pinhais em 2º e Erechim (RS) em 3º.

- Anuncie Aqui -