Atividades Físicas para o Verão – Stand Up Paddle (SUP)

Foto: Reprodução

Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida.

O Stand Up Paddle (SUP) têm se popularizado de modo progressivo. Quando se pensa em atividades físicas no verão, muita gente pensa nesse esporte em particular, que pode ser praticado em lagoas, lagos, enseadas, braços de mar, baías, rios sem corredeiras e até mesmo em mar aberto. O Stand Up Paddle é uma mistura de lazer com qualidade de vida e, principalmente, a possibilidade de estar em contato com a natureza.

É uma atividade física relativamente antiga, com suas origens remontando às embarcações individuais impulsionadas por remo, muito utilizadas para fins de transporte e comércio nas civilizações passadas. Possivelmente, o Stand Up mais primitivo foi praticado pelo homem equilibrando-se sobre um tronco, utilizando os braços para a sua movimentação. Entretanto, existem relatos do uso de remos nas mais diferentes civilizações antigas. Os Cabalitos de Totora, tipo de embarcação primitiva peruana, podem ser considerados o registro histórico mais antigo do SUP, mostrando que os nativos da região já utilizavam essa embarcação feita de junco, datando entre 200 a.C. e 700 d.C., aproximadamente.

É a modalidade esportiva que mais se popularizou no Brasil e que ainda vem crescendo anualmente. Sua origem moderna é datada dos meados de 1960 em Waikiki (Havaí), onde os famosos Beach Boys se encarregaram de dar o pontapé inicial como modalidade esportiva. Nos primórdios do Surf os instrutores orientavam seus pupilos na prática ficando em pé nas pranchas, apoiados com um remo, com o intuito de terem maior alcance na visibilidade.

É um esporte semelhante ao surf, onde o praticante precisa ficar em pé em cima de uma prancha, dentro da água, enquanto utiliza um remo pra se movimentar. Embora quem pratique o Stand Up Paddle não tem o contato diretamente com a água, nada impede que mergulhos constantes possam ser praticados para aliviar o calor.

Embora seja um esporte mais fácil e seguro, comparado ao surf, a modalidade é uma excelente forma de trabalhar todo o corpo, estimulando especialmente o equilíbrio, a coordenação motora e o desenvolvimento muscular, especialmente de membros superiores (braços e ombros), tórax e coluna, além de garantir várias horas de diversão.

Uma vez que é relativamente fácil, este esporte pode ser realizado em todas as idades. Para os iniciantes o mais indicado é o SUP Remada: a modalidade que mais cresce em águas brasileiras. Além de ser mais fácil de equilibrar na prancha, ela pode ser praticada em lagoas, rios e mares com águas calmas. Sua prática consiste em ficar de pé em cima da prancha e sair  remando pequenas ou grandes distâncias. Já os gostam de uma atividade mais radical pode experimentar o SUP Surf: essa modalidade consiste em descer as ondas em pé na prancha com o auxílio do remo. Pela sua dificuldade, ela necessita de maior experiência e normalmente seus adeptos já tem alguma familiaridade com o Surf.

Benefícios que a modalidade pode oferecer ao praticante:

Melhora o equilíbrio – Esta é provavelmente a capacidade que mais se sente falta quando se começa a praticar, isto porque para ficar de pé em cima de uma prancha é muito importante ter uma excelente capacidade de equilíbrio, para evitar as quedas na água. Para os iniciantes a dica é procurar uma prancha mais estável. Assim, com o aumento da prática do esporte, o equilíbrio vai sendo muito trabalho até que ficar em cima da prancha já não é um desafio.

Desenvolve todos os músculos – Este é o principal motivo porque o SUP é um ótimo exercício, quase todos os músculos do corpo são utilizados em algum momento, especialmente no trabalho constante de manter o equilíbrio. Porém, além de trabalhar as pernas e o tronco para manter o equilíbrio, este esporte também trabalha os braços e os ombros no exercício de remar a prancha.

Ajuda a emagrecer – O SUP é um exercício que pode queimar até 400 Kcal em apenas uma hora, além de fortalecer os músculos. Assim, se associado a uma dieta equilibrada, a prática deste esporte, continuadamente, pode ajudar a emagrecer com saúde.

Alivia as dores articulares – Embora possa parecer complicado a atividade é bastante simples e não provoca impactos violentos nas articulações e, por isso, reduz – e muito -, a possibilidade de desgastes e inflamações. Além disso, como a sua prática continuada ajuda a emagrecer e a fortalecer os músculos que envolvem as articulações, com o tempo reduz a pressão sobre as articulações, aliviando as dores em locais mais problemáticos, como as costas, joelhos e tornozelos.

Reduz o estresse – Os benefícios deste esporte não são apenas físicos, sendo uma ótima forma de melhorar a saúde mental. Isto acontece porque qualquer tipo de exercício ajuda o corpo a liberar mais endorfina, que são hormônios que aumentam a sensação de bem-estar, felicidade e relaxamento. E ainda, alguns estudos já demonstram que estar rodeado, de forma segura, pela água e natureza, ajuda o corpo a liberar outros importantes hormônios (como a ocitocina e dopamina) que controlam o estresse acumulado durante o dia e cria uma sensação de paz e calma.

Melhora a saúde do coração – A atividade possui um componente aeróbico e de trabalho cardiorrespiratório semelhante à de outros exercícios como correr, nadar ou caminhar. Assim, o sistema cardiovascular é estimulado e melhorado ao longo do tempo, reduzindo as chances de ter problemas graves como AVE’s ou infarto.

Na próxima edição abordaremos outra prazerosa atividade realizada em ambiente aquático, em contato com a natureza, que envolve o remo: Caiaque! Para saber mais sobre a modalidade acesse:

https://www.instagram.com/orlarecreacao/

AFINAL… A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE!

✅ FAÇA A COISA CERTA!✅

Contatos >>

https://www.instagram.com/sergioqualifis

https://www.facebook.com/QualiFisPersonal/

- Anuncie Aqui -