Greca recebe homenagem para Curitiba nos 15 anos do Teatro Positivo

www.asemananews.com.br
Foto: Pedro Ribas/SMCS

No ano em que completa 330 anos, Curitiba celebra também datas importantes na área da cultura, como os 50 anos da Fundação Cultural de Curitiba e os 15 anos do Teatro Positivo, um dos mais importantes da cidade.

Na noite desta segunda-feira (13/3), o prefeito Rafael Greca participou da abertura das comemorações do teatro. Greca foi homenageado pelo aniversário da cidade e acompanhou a apresentação do pianista curitibano Estefan Iatcekiw, no lançamento de seu primeiro álbum solo.

O prefeito lembrou que a inauguração do teatro, em 2008, também marcou a celebração dos 315 anos de Curitiba, com a apresentação do tenor catalão José Carreras. E que, 15 anos antes, Carreras encantou os curitibanos na Pedreira Paulo Leminski, nos aniversário de 300 anos de Curitiba, em 1993.

“Sou muito venturoso de ser o prefeito das duas ocasiões (nos 300 e 330 anos de Curitiba)”, disse Greca

A visão do teatro, da captura do processo de produção coletiva, da educação musical e cênica, é a grande visão da construção da cidadania. A ribalta do teatro é o espaço da democracia, lugar onde o povo pode ter voz e vez e onde os artistas exercem sua excelência”, destacou o prefeito.

Greca foi presenteado com um quadro que replica o painel Saber, Ética, Trabalho e Progresso, do arquiteto e artista plástico curitibano Sergio Ferro, cujo original está na fachada do Teatro Positivo. Ferro é também o autor do painel comemorativo aos 300 anos da cidade que está no Memorial de Curitiba.

A presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, também foi homenageada com uma réplica do painel Saber, Ética, Trabalho e Progresso.

Com 2,4 mil lugares na plateia, o Teatro Positivo também é palco das comemorações dos 330 anos de Curitiba. Na noite do dia 29 de março, recebe um grande espetáculo para celebrar seu aniversário e o da cidade, com a cantora lírica norte-americana Isabel Leonard, três vezes ganhadora do prêmio Grammy Awards.

Pianista prodígio

Após as homenagens, o público foi contemplado com a apresentação do pianista curitibano Estefan Iatcekiw, com intepretações do seu primeiro álbum, composto por duas sonatas do russo Sergey Rachmaninov. Aos 19 anos, Iatsékiw é considerado prodígio musical, com reconhecimento internacional por seu altíssimo nível de técnica e expressividade ao piano.

Presenças

O evento contou também com a presença do cineasta Bruno Barreto, do vice-prefeito Eduardo Pimentel, do diretor de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba, Edson Bueno; do presidente do Grupo Educacional Positivo, Lucas Guimarães; da coordenadora administrativa da Universidade Positivo, Eunice Alcântara; da colaboradora do Grupo Positivo e primeira recepcionista do teatro, Soeli Silvestre; do diretor da UP Experience, Eduardo Faria Silva; da presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi.

- Anuncie Aqui -