Assembleia Legislativa participa da campanha Março Azul

www.asemananews.com.br
Entre os dias 15 e 31 de março a Assembleia Legislativa permanecerá iluminada na cor azul em apoio à causa. Créditos: Dálie Felberg/Alep

A ação apoia mobilizações em todo estado sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de intestino.

Em solidariedade à Campanha Nacional de Conscientização sobre o câncer colorretal, promovida pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), a Assembleia Legislativa do Paraná está aderindo ao Março Azul 2023. Neste ano, a iniciativa terá como mote o slogan “Saúde é prevenção. Cuide de você, evite o câncer de intestino”.  Por orientação da presidência da Casa, entre os dias 15 e 31 de março a Assembleia Legislativa permanecerá iluminada na cor azul, em apoio a essa causa.

O objetivo da iniciativa é estimular o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer colorretal já nos primeiros estágios da doença por meio da prevenção. De acordo com especialistas, este tipo de câncer, que atinge o intestino grosso e o reto, é um dos tumores malignos mais frequentes no mundo e um dos mais letais.

De acordo como Dr. Rafael William Noda, presidente da SOBED – Estadual Paraná, essa é uma doença silenciosa nas fases incidais e não apresenta sintomas. Ele destacou ainda que a prevenção da doença se dá através de hábitos saudáveis, como evitar o consumo álcool e tabaco, sedentarismo, obesidade, carne vermelha em excesso e embutidos. Lembrando que com o diagnóstico precoce, essa doença tem taxas de cura de até 80%.

A campanha também contará com parceiros institucionais, que se unem às entidades médicas para divulgar orientações sobre a importância de exames preventivos.

A SOBED – Estadual Paraná estará realizando no mês de março mutirões em alguns hospitais de Curitiba, sendo eles: Complexo Hospital de Clínicas, Hospital Universitário Cajurú, Santa Casa de Misericórdia e Hospital Universitário Evangélico Mackenzie.  Além de alguns hospitais no interior do Paraná, já confirmados nas cidades de Cascavel, Londrina, Ponta Grossa e Umuarama.

- Anuncie Aqui -