Região Metropolitana de Curitiba vai debater segurança pública

www.asemananews.com.br

No próximo dia 11, gestores da área da segurança pública de Curitiba e municípios da região metropolitana estarão reunidos para debater o tema durante o Encontro Metropolitano de Gestores de Segurança, no Salão de Atos do Parque Barigui, a partir das 13h30.

A organização é da Secretaria Extraordinária para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, criada em 2021 para o desenvolvimento produtivo integrado da capital e os municípios vizinhos. A RMC tem 29 municípios e concentra uma população superior a 3,6 milhões de pessoas.

O secretário Leverci Silveira Filho explica que, durante o evento, serão compartilhadas experiências e abordados temas como o botão do pânico, a Lei Maria da Penha, medidas protetivas, cercamento digital, uso de equipamentos para monitoramento, uso de drones em grandes eventos, entre outros assuntos. Também haverá uma apresentação sobre a atuação da Defesa Civil.

“Vamos debater técnicas para blindar um território com equipamentos e inteligência”, pontuou Leverci.

Em Curitiba, a Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal foi criada em 2014. A patrulha trabalha na prevenção, proteção, monitoramento e acompanhamento de mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar que necessitam de medidas protetivas de urgência.

A Secretaria da RMC

O primeiro ano de atuação foi marcado pela articulação para fortalecer as ações integradas. Foram dezenas de visitas e participações em eventos, com o objetivo de renovar os convênios de cooperação junto aos outros 28 municípios metropolitanos.

Foram realizados encontros entre prefeitos com o propósito de potencializar os meios de planejamento integrado para obter melhores resultados na difusão de ferramentas que auxiliem na administração dos municípios. Os eventos contam com instituições parceiras como Pró-Metrópole, Sebrae, Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) e prefeituras.

- Anuncie Aqui -