Reunião com a prefeitura reforça diálogo aberto com a comunidade escolar de Pinhais

www.asemananews.com.br

Encontro no auditório do Cenforpe reuniu pais de alunos, profissionais de Educação, agentes de Segurança Pública e gestores do município para conversa sobre segurança nas escolas

Pais e familiares de alunos da rede municipal de ensino foram convidados a participar de uma conversa conduzida pela prefeita de Pinhais, Rosa Maria, organizada pelas Secretarias Municipais de Educação e de Segurança e Trânsito. O intuito foi apresentar os detalhes da Operação Escola Mais Segura, além de oportunizar o diálogo entre prefeitura e comunidade escolar para esclarecer dúvidas e ouvir a população. O local da reunião foi o Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe).

O convite para este momento foi estendido, além dos familiares, aos profissionais da área da Educação em Pinhais – da rede municipal, estadual e particular -, entidades, sindicatos, associações, representantes das forças de segurança, Legislativo Municipal e Ministério Público.

Do Legislativo Municipal estiveram presentes o presidente da Câmara, vereador Marcinho; os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Carlinhos do Eliza, Fabrício Sousa, Jane Carteira e Renan Ceschin; presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Pinhais, Murilo França; presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública Municipal de Pinhais, Geovane Santos da Silva, entre outros representantes.

Na abertura da reunião, a prefeita Rosa Maria falou sobre o papel do auditório do Cenforpe e a importância do diálogo. “Esse espaço foi construído para que as pessoas aqui estivessem estudando. Ele foi pensado em 2010, quando eu era secretária de Educação, para a formação dos profissionais de educação. Fico sempre tão feliz quando estou neste ambiente, porque é o espaço onde temos transformado pessoas. Este é um espaço de construção de saberes. E o fato dele estar cheio de pais, responsáveis, profissionais, e outros representantes, me dá uma esperança enorme de que pelo diálogo, pelo respeito, nós sempre teremos saídas”, declarou.

A prefeita também destacou que este momento merece atenção especial, assim como vivenciado na pandemia de Covid-19, pois diz respeito à vida das pessoas. Neste sentido, a Operação Escola Mais Segura é uma resposta e reforça as ações já realizadas pela prefeitura. Rosa Maria também reafirmou que a prefeitura estará sempre aberta ao diálogo.

Também fez uma fala o Cabo Kaefer da Polícia Militar, sobre a atuação da Patrulha Escolar de Pinhais que atua nos colégios estaduais instalados no município. Na sequência, a secretária de Educação, Andrea Franceschini, apresentou as ações previstas na Operação Escola Mais Segura e ainda reforçou a necessidade da junção de esforços para vivenciar esse momento. Uma palestra com a pedagoga Ângela Mendonça abordou as temáticas da infância, comunicação não violenta, importância do diálogo, cuidado com a saúde emocional de pais e filhos, entre outras abordagens. Ao final, foi aberta a fala para as contribuições da comunidade.

- Anuncie Aqui -