Escolas e cmeis de Pinhais promovem Cultura da Paz com diversas atividades

www.asemananews.com.br

Dia 20 de abril foi marcado por diversas atividades envolvendo toda a comunidade escolar na rede municipal de ensino

O dia 20 de abril (quinta-feira) foi marcado por uma intensa mobilização dos profissionais e alunos da rede municipal de ensino em prol da Cultura da Paz. De manhã até o final da tarde, as escolas e cmeis promoveram uma série de atividades, desde a vestimenta em branco, soltura de balões, entre outras ações pedagógicas orientadas pelas equipes de cada unidade. A comunidade escolar, incluindo pais e familiares de alunos, também esteve envolvida em ações propostas pelas equipes de ensino.

Também participaram das ações os agentes da Secretaria de Segurança e Trânsito e Guarda Municipal, que nesta quinta (20) reforçaram a Operação Escola Mais Segura. A aluna Danielli, do 4º A da Escola Guilherme Ceolin, enviou mensagem para as redes sociais da prefeitura, pedindo a visita da GM na sala dela. Pedido que foi atendido durante a operação.

Valores como amizade e empatia foram trabalhados nas unidades de ensino, por meio de diversas propostas pedagógicas como dobraduras em papel, cartazes, interação com flores e fitas brancas, momentos de abraço coletivo e troca de mensagens de acolhimento e afeto.

No Cmei Aprendendo e Crescendo, no Alto Tarumã, houve contação de histórias com o infantil Livro da Paz, exposição de cartazes na fachada do cmei e uma reunião de todas as crianças e funcionários com bexigas brancas no pátio para uma foto em grupo. Também participou dessas atividades a secretária de Educação, Andrea Franceschini.

Na quadra da EM Clementina Cruz, alunos, funcionários e famílias – vestidos de branco – se reuniram para um grande abraço coletivo. A ação foi registrada em vídeo e teve a presença da prefeita de Pinhais, Rosa Maria. Dezenas de outros registros foram enviados para as redes sociais da prefeitura ao longo do dia. Também na EM Antonio Alceu Zielonka várias atividades foram realizadas, entre elas contação de histórias. Além destas, cada uma das 43 unidades de ensino da rede municipal realizou sua programação.

A secretária ressaltou que a proposta do trabalho com a Cultura da Paz veio como uma oportunidade para pensamentos e atitudes positivas com as crianças, profissionais e famílias. “Tivemos atividades muito criativas dentro de cada espaço escolar. As famílias também trouxeram a participação de uma forma muito leve. Momentos de solidariedade e empatia das famílias para com as profissionais da educação. Juntos, escolas, cmeis e famílias, iremos transformar a sociedade em que vivemos, num mundo melhor. Esse é o papel da educação”, defende.

- Anuncie Aqui -